Uma conferência para todos

Uma conferência para todos

É senso comum entre arquitetos e setores importantes da sociedade que Arquitetura e Urbanismo são disciplinas essenciais para a qualidade de vida da população. A prática mostra, porém, que os profissionais da área participam muito pouco dos processos de decisão e no planejamento das nossas cidades.

Aproximar arquitetos da sociedade para, como parceiros estratégicos, debaterem e superarem esse quadro contraditório, é o objetivo da I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo que o CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), realizará de 22 a 25 de abril, em Fortaleza, juntamente com o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, promovido pelo IAB nacional.

O tema do encontro é “Arquitetura e Urbanismo para todos”. As sessões ocorrerão em horários diferentes aos do congresso, de maneira a possibilitar a participação de todos os que estiverem em Fortaleza para ambos os eventos.

Desafio

A Conferência tem um significado especial para o CAU/BR, pois se realiza logo do início do terceiro ano de sua instalação, o que representa também um grande desafio. Em diferentes grupos, e diferentes dias, serão debatidos a relação entre o “CAU, a Sociedade e as Políticas Públicas”; a “Formação, Exercício Profissional e Compromisso Social” e “Ética Profissional e Cidadania”.

A programação inclui em todos os grupos representantes da Sociedade. Queremos ampliar a parceria com outros setores, através de articulações com entidades de classe, movimentos populares, ONGs, órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa e entidades de defesa do consumidor.

Nossa ambição é concluir os debates com um documento que será um pacto, simultaneamente técnico e inclusivo, em defesa do desenvolvimento harmonioso de nossas cidades e do bem estar da população. Uma agenda que indique um conjunto de diretrizes e metas para nossa profissão, para os próximos anos, e que seja igualmente qualificadora para a Sociedade.

Momento oportuno

É oportuno que a Conferência aconteça no ano eleitoral, porque assim temos a possibilidade de apresentar ao público mais amplo quais as nossas propostas para garantir Arquitetura e Urbanismo para todos.

Para CAU/BR, a I Conferência e o XX Congresso possibilitarão aos organizadores uma visão maior, federativa, da realidade da profissão. Será uma oportunidade excelente para, ao mesmo tempo, se contraporem questionamentos e boas práticas profissionais.

Antes do evento, o CAU/BR divulgará textos-base para orientar as discussões, através de seu site, onde podem ser feitas gratuitamente as inscrições dos interessados. Pela mesma plataforma também será possível acompanhar a transmissão ao vivo da conferência.

A I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo conta com o apoio do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), formado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).


Tags:
arquitetura

Artigos relacionados

Cidades para pessoas: 5 lições de Copenhague para São Paulo

A capital da Dinamarca era muito parecida com a São Paulo dos anos 50. O que mudou?

Conjunto Habitacional do Pedregulho

O conjunto chama atenção na paisagem do bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. Foi criado originalmente para ser moradia dos funcionários do Distrito Federal, antigo estado da Guanabara.

Primeira edição do Arq21 debate assuntos ligados à metrópoles contemporâneas

Inicia nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, o circuito de seminários do projeto Arq21, realizado pelo IAB.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Seu e-mail nâo será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados*