Uma conferência para todos

Uma conferência para todos

É senso comum entre arquitetos e setores importantes da sociedade que Arquitetura e Urbanismo são disciplinas essenciais para a qualidade de vida da população. A prática mostra, porém, que os profissionais da área participam muito pouco dos processos de decisão e no planejamento das nossas cidades.

Aproximar arquitetos da sociedade para, como parceiros estratégicos, debaterem e superarem esse quadro contraditório, é o objetivo da I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo que o CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), realizará de 22 a 25 de abril, em Fortaleza, juntamente com o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, promovido pelo IAB nacional.

O tema do encontro é “Arquitetura e Urbanismo para todos”. As sessões ocorrerão em horários diferentes aos do congresso, de maneira a possibilitar a participação de todos os que estiverem em Fortaleza para ambos os eventos.

Desafio

A Conferência tem um significado especial para o CAU/BR, pois se realiza logo do início do terceiro ano de sua instalação, o que representa também um grande desafio. Em diferentes grupos, e diferentes dias, serão debatidos a relação entre o “CAU, a Sociedade e as Políticas Públicas”; a “Formação, Exercício Profissional e Compromisso Social” e “Ética Profissional e Cidadania”.

A programação inclui em todos os grupos representantes da Sociedade. Queremos ampliar a parceria com outros setores, através de articulações com entidades de classe, movimentos populares, ONGs, órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa e entidades de defesa do consumidor.

Nossa ambição é concluir os debates com um documento que será um pacto, simultaneamente técnico e inclusivo, em defesa do desenvolvimento harmonioso de nossas cidades e do bem estar da população. Uma agenda que indique um conjunto de diretrizes e metas para nossa profissão, para os próximos anos, e que seja igualmente qualificadora para a Sociedade.

Momento oportuno

É oportuno que a Conferência aconteça no ano eleitoral, porque assim temos a possibilidade de apresentar ao público mais amplo quais as nossas propostas para garantir Arquitetura e Urbanismo para todos.

Para CAU/BR, a I Conferência e o XX Congresso possibilitarão aos organizadores uma visão maior, federativa, da realidade da profissão. Será uma oportunidade excelente para, ao mesmo tempo, se contraporem questionamentos e boas práticas profissionais.

Antes do evento, o CAU/BR divulgará textos-base para orientar as discussões, através de seu site, onde podem ser feitas gratuitamente as inscrições dos interessados. Pela mesma plataforma também será possível acompanhar a transmissão ao vivo da conferência.

A I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo conta com o apoio do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), formado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).


Tags:
arquitetura

Artigos relacionados

Arquiteturas: Orla de Santos

A maior orla de praia do mundo fez muito sucesso. Explicamos como isso aconteceu.

Prêmio Tomie Ohtake

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel chega a sua quarta edição. As inscrições gratuitas devem ser feitas até o dia 30 de abril de 2017. Os participantes, brasileiros ou estrangeiros (residentes no Brasil há pelo menos dois anos),

São Paulo nas Alturas

Foi lançado na quarta-feira (16) o livro São Paulo nas Alturas, do jornalista Raul Juste Lores. Desde cedo observador. Quando criança, Raul já passeava pelas ruas de Santos com atenção, admirado pelos grandes edifícios e construções. Em 2015, quando chegou

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta