Arquitetura

Arquitetura

O termo arquitetura vem  do grego “arché“, que quer dizer “primeiro” ou “principal” e e “tékton“, que significa “construção”.

Na definição de Lúcio Costa:

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto desde a germinação do projeto até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites – máximo e mínimo – determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, – cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada.”

 “A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.” 

“Por outro lado, a arquitetura depende ainda, necessariamente, da época da sua ocorrência, do meio físico e social a que pertence, da técnica decorrente dos materiais empregados e, finalmente, dos objetivos e dos recursos financeiros disponíveis para a realização da obra, ou seja, do programa proposto.”

“Pode-se então definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa.”

COSTA, Lúcio (1902-1998). Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. 608 páginas.

O Portal Arquitetura para Todos conversou com vários arquitetos para saber como cada um define seu ofício:


Artigos relacionados

Acabamento

A fase de acabamento numa obra residencial é uma das mais caras, dependendo da escolha dos materiais utilizados. A oferta de materiais de acabamento é crescente e um bom projeto pode significar uma grande economia nesse aspecto.

Sacada

Sacadas ou balcões são plataformas salientes na parede de um edifício. De pequena área, podem ser cobertas ou descobertas e cercadas com balaústres, parapeitos ou grades. Observa-se um aumento da importância das sacadas nos últimos anos como espaço de lazer

Pé direito

O pé direito, em linguagem de arquiteto e construtor, corresponde à distância entre o piso e o teto.

Um comentário

Escreva um comentário
  1. Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues 5 junho, 2014, 18:57

    Prezados,

    Lendo o artigo neste site sobre o que é arquitetura, onde foi divulgada a definição de Lúcio Costa, a qual achei um tanto extensa, lembrei-me que em uma aula ouvimos de um professor uma definição sobre o que é arquitetura e achei, na época, brilhante!!… só não me lembro se o professor estava transferindo conhecimento baseado em algum autor sobre o assunto ou se a definição era de sua autoria. Nos disse o saudoso mestre que arquitetura “é a ciência de apropriação do espaço” simples, claro e objetivo assim ! por acaso, sabem me dizer algo sobre tal definição ?

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Seu e-mail nâo será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados*