Arquitetura

Arquitetura

O termo arquitetura vem  do grego “arché“, que quer dizer “primeiro” ou “principal” e e “tékton“, que significa “construção”.

Na definição de Lúcio Costa:

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto desde a germinação do projeto até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites – máximo e mínimo – determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, – cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada.”

 “A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.” 

“Por outro lado, a arquitetura depende ainda, necessariamente, da época da sua ocorrência, do meio físico e social a que pertence, da técnica decorrente dos materiais empregados e, finalmente, dos objetivos e dos recursos financeiros disponíveis para a realização da obra, ou seja, do programa proposto.”

“Pode-se então definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa.”

COSTA, Lúcio (1902-1998). Considerações sobre arte contemporânea (1940). In: Lúcio Costa, Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995. 608 páginas.

O Portal Arquitetura para Todos conversou com vários arquitetos para saber como cada um define seu ofício:


Artigos relacionados

Verticalização

A verticalização das cidades contemporâneas é um processo universal e relativamente antigo e segundo os especialistas, é uma conseqüência natural da urbanização.  Ele está diretamente associado ao desenvolvimento dos elevadores, que por sua vez, tem origem nas fábricas inglesas do

Prêmio Pritzker

O Prêmio Pritzker é a maior condecoração em Arquitetura do mundo. Uma espécie de “Nobel da Arquitetura”.

Sacada

Sacadas ou balcões são plataformas salientes na parede de um edifício. De pequena área, podem ser cobertas ou descobertas e cercadas com balaústres, parapeitos ou grades. Observa-se um aumento da importância das sacadas nos últimos anos como espaço de lazer

Um comentário

Escreva um comentário
  1. Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues 5 junho, 2014, 18:57

    Prezados,

    Lendo o artigo neste site sobre o que é arquitetura, onde foi divulgada a definição de Lúcio Costa, a qual achei um tanto extensa, lembrei-me que em uma aula ouvimos de um professor uma definição sobre o que é arquitetura e achei, na época, brilhante!!… só não me lembro se o professor estava transferindo conhecimento baseado em algum autor sobre o assunto ou se a definição era de sua autoria. Nos disse o saudoso mestre que arquitetura “é a ciência de apropriação do espaço” simples, claro e objetivo assim ! por acaso, sabem me dizer algo sobre tal definição ?

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: