Casa Enxaimel: Dalmo Vieira Filho

Casa Enxaimel: Dalmo Vieira Filho

O arquiteto Dalmo Vieira Filho fala sobre a casa rural do colono alemão em Santa Catarina, suas características importadas da Europa e transpostas para a realidade brasileira, as técnicas construtivas e o esforço do IPHAN na preservação dos imóveis remanescentes. Vídeo da série Habitar/Habitat, 13 documentários que investigam as formas de habitação no Brasil, exibidos pelo SESCTV.


Artigos relacionados

Documentário Bernardes estreia em todo o Brasil dia 19

O filme resgada a vida e obra do arquiteto Sérgio Bernardes e foi dirigido por Paulo de Barros e Gustavo Gama Rodrigues.

Para que serve um Plano Diretor?

O Plano Diretor é um documento regulamentador do planejamento e ordenamento do território de um dado município. Neste documento está definida a organização municipal do território, onde se estabelece a referenciação espacial dos usos e actividades do solo municipal através

Casa Sustentável: Angelo Dario

Desde 2008, o engenheiro agrônomo Angelo Dario mora e trabalha em uma ecovila. Sua casa foi construída com terra ensacada, uma técnica iraniana. A união das paredes segue técnica ancestral mexicana de encaixe que dispensa colunas. O acabamento das áreas úmidas utilizou o Tadelakt marroquino.

Um comentário

Escreva um comentário
  1. pires
    pires 15 junho, 2014, 17:36

    eu e o dalminho somos contemporaneos e sempre ele teve opiniões extremamente bem abalizadas em realidades de pontos de vistas bem logicos, orientados sempre pelo bom senso tb… é ainda um dos mecenas da nossa arquitetura global, com suas ideias de simplicidade em conforto e o que de melhor sempre proporcionar em e nos projetos, um estudioso alias de arquitetura e urbanismo tb sempre com altas soluçõs praticas… abs pires –

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: