CAU/SP assina Termo de Cooperação Técnica com Secretaria de Cultura de São Paulo

by Portal Arquitetura | 7 de janeiro de 2019 17:54

A preservação e valorização do patrimônio cultural de São Paulo, a melhoria da administração e fiscalização dos bens tombados, e a qualificação e capacitação dos arquitetos e urbanistas são os eixos centrais do Termo de Cooperação assinado em dezembro entre o CAU/SP e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O então Secretário da Cultura do Estado de São Paulo (SEC), Romildo Campello, (gestão encerrada em 2018) e o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, assinaram o Termo de Cooperação Técnica no dia 21/12, sendo aprovado por unanimidade na última reunião plenária do CAU/SP de 2018.

 

Mais antigo parque público do município de São Paulo, o Jardim da Luz (1825) foi tombado no início da década de 80 pelo Condephaat. Imagem: Wikimedia Commons.

 

O ato contou com a presença da arquiteta e urbanista Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, Coordenadora da Comissão Especial de Patrimônio Cultural CPC-CAU/SP, e de Valéria Rossi Domingos, Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) — o departamento do Condephaat a qual vai competir a execução da parceria junto ao Conselho.

“Este convênio será importante para reforçar a preocupação do CAU/SP com a preservação e a administração adequada do patrimônio das cidades. O convênio também assimila algumas das ideias debatidas em nossa Carta Aberta aos candidatos, com propostas dos arquitetos e urbanistas para o Estado, e que divulgamos no ano passado”, lembrou Geraldine.

A cooperação técnica entre a Secretaria e o Conselho paulista tem quatro eixos:

 

Um plano de trabalho para desenvolver as ações previstas vai ser estabelecido pelo CAU/SP e a Secretaria de Cultura proximamente.

O convênio entre as duas instituições é inédito, e começou a ser pensado a partir de um contato inicial da UPHH com o Conselho durante o seminário realizado pelo CAU/SP em agosto para avaliar a política de preservação de bens culturais e suas articulações com as políticas urbanas e habitacionais.

Na ocasião, o técnico do UPPH, o arquiteto e urbanista José Antonio Chinelato Zagato, participou de uma das mesas do seminário, discutindo os desafios para a preservação do patrimônio no Estado de São Paulo. Posteriormente, a CPC-CAU/SP procurou Zagatto e a Coordenadora da UPPH para tratar de parcerias em ações de interesse mútuo das duas instituições.

Texto original CAU/BR[1], com informações da Secretaria de Cultura de SP

Endnotes:
  1. CAU/BR: http://www.causp.gov.br/cau-sp-assina-termo-de-cooperacao-tecnica-com-secretaria-de-cultura-de-sao-paulo/

Source URL: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/causp-assina-termo-de-cooperacao-tecnica-com-secretaria-de-cultura-de-sao-paulo/