Conjunto da Pampulha é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade

Conjunto da Pampulha é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha se juntou, nesse mês de julho, aos outros 19 bens culturais e naturais brasileiros encontrados lista de Patrimônios Mundiais, elaborada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Um dos inúmeros projetos de Oscar Niemeyer, o conjunto foi projetado na década de 40 e é composto por quatro prédios de estilo modernista, característica presente durante a carreira do arquiteto, em torno da Lagoa da Pampulha, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Além dos traços de Niemeyer, o projeto contou com a participação do paisagista Roberto Burle Marx, que recentemente ganhou uma exposição em Nova York, e do pintor Cândido Portinari, responsável pelo painel externo da Igreja de São Francisco de Assis.

igreja-

(Igreja de São Francisco de Assis)

Após a reunião, realizada em Istambul, na Turquia, e o recebimento do título, que só foi possível após o comprometimento do país com um novo plano de gestão, para manter o bom estado de conservação da área, houve uma série de manifestações positivas realizadas por importantes órgão ligados à arquitetura.

Para o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, esse título vai além do reconhecimento mundial da arquitetura e engenharia nacional, “É também um exemplo para os gestores públicos sobre a importância do aproveitamento do conhecimento técnico e científico do país no desenvolvimento de nossas cidades, ao contrário infelizmente do que assistimos hoje com o desprezo pelo projeto completo em nossas obras públicas ”.

Segundo o próprio site do CAU/BR, além dele, quem também se pronunciou sobre a conquista do título foi a presidente da IAB/MG, Rose Guedes. Compartilhamos com o mundo, um registro único e mineiro,  uma obra prima, uma  obra ímpar da arquitetura, urbanismo, paisagismo  e artes plásticas. O Conjunto Moderno da Pampulha,  desde a década de 40, é para nós mineiros, de muitas gerações,  motivo de orgulho e referência de qualidade em projeto de arquitetura e urbanismo”.

(Fotos: Divulgação)



Artigos relacionados

Prêmio Pritzker de 2018 será anunciado no começo de março

O Prêmio Pritzker de Arquitetura foi fundado em 1979 por Jay A. Pritzker e sua esposa, Cindy, com o propósito de honrar anualmente um arquiteto vivo, cujo trabalho demonstra uma combinação de qualidades como talento, visão e comprometimento, que tenham

São Paulo, Rio e Brasília possuem as maiores áreas urbanas do país, segundo IBGE

O CAU/BR analisou a publicação do IBGE – Áreas Urbanizadas do Brasil 2015 – que fornece um panorama do processo de urbanização do país. Confira:   O Governo Federal lançou em junho a publicação Áreas Urbanizadas do Brasil 2015, produzida pelo

Conjunto Habitacional do Pedregulho

O conjunto chama atenção na paisagem do bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. Foi criado originalmente para ser moradia dos funcionários do Distrito Federal, antigo estado da Guanabara.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta