Dia Mundial do Urbanismo

No dia 08 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo. A data serve para enaltecer a reflexão acerca do espaço urbano, suas manifestações concretas e transformações que visam melhorar a qualidade de vida da população. É a busca do equilíbrio entre o meio natural e o concreto, por meio de parques e praças verdes, a fim de promover maiores proporções de espaços livre.

A data foi escolhida pela Organización Internacional Del Día Mundial del Urbanismo, fundada em 1949, em Buenos Aires (Argentina), pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires.

Ranking

O ranking Connected Smart Cities, da Urban Systems, elegeu São Paulo como a cidade com o melhor urbanismo do Brasil em 2018.Foram analisadas por especialistas 700 cidades em 70 indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

 

 

Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, seguida por São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ) na 10ª colocação.

 

Fonte: Áreas Verdes das Cidades


Tags:
Urbanismo

Artigos relacionados

Conjunto Habitacional do Pedregulho

O conjunto chama atenção na paisagem do bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. Foi criado originalmente para ser moradia dos funcionários do Distrito Federal, antigo estado da Guanabara.

Plenário do CAU/BR manifesta solidariedade à população de Moçambique

O Plenário do CAU/BR aprovou mensagem de condolências e de solidariedade à Embaixada de Moçambique e à Associação de Arquitectos de Moçambique, país recém devastado pelo ciclone  Idai. A aprovação ocorreu na 88a. Reunião Plenária realizada em Brasília em 29

CAU/SP assina Termo de Cooperação Técnica com Secretaria de Cultura de São Paulo

A preservação e valorização do patrimônio cultural de São Paulo, a melhoria da administração e fiscalização dos bens tombados, e a qualificação e capacitação dos arquitetos e urbanistas são os eixos centrais do Termo de Cooperação assinado em dezembro entre

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta