Eduardo Longo: A Casa Bola

Eduardo Longo: A Casa Bola

Eduardo Longo nos introduz em sua Casa Bola, projeto do início dos anos 1970. Uma maquete provisória que se solidifica. Resultado de seu estudo para a criação de um apartamento de luxo compacto, de montagem em série e em escala industrial. Uma aposta de que a tecnologia da construção evoluiria do cimento e do tijolo para materiais mais leves e racionais, em edificações verticais futuristas. Vídeo da série Habitar/Habitat, 13 documentários que investigam as formas de habitação no Brasil, exibidos pelo SESCTV.

Eduardo Longo ainda nos conta sobre os detalhes de sua construção artesanal e o desenvolvimento das técnicas experimentais na Casa Bola.

Confira também as reflexões do arquiteto sobre o convívio social com os vizinhos.


Artigos relacionados

Ciro Pirondi sobre a revitalização do centro de São Paulo

O arquiteto Ciro Pirondi faz uma crítica sobre a política de revitalização do centro da cidade de São Paulo. Enumera pontos de solução, como a verticalização e ocupação dos espaços centrais pelas populações periféricas, que não acontecem por falta de

Belo Horizonte vista pelo Departamento de Estado dos EUA

  Este documentário produzido pelo Departamento de Estado norte-americano, mostra a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte,  uma das primeiras cidades nascidas de um planejamento tanto arquitetônico quanto urbanístico.   Relacionado

João Batista Vilanova Artigas

Vilanova Artigas foi um expoente da chamada Escola Paulista de arquitetura moderna. Ele lecionou e reformulou o curso de arquitetura da da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, prédio que ele mesmo projetou, transformando a própria estrutura do espaço acadêmico em uma aula de arquitetura.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta