Filme sobre Lina Bo Bardi estreia em Londres

by Portal Arquitetura | 10 de junho de 2019 10:31

As atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres interpretam Lina Bo Bardi em diferentes fases de sua vida. A trajetória da arquiteta é retratada na vídeo-instalação “A marvellous entanglement”, concebida e dirigida pelo artista britânico Isaac Julien.

 

Foto: Reprodução

 

O projeto, composto por nove projeções, será exibida até o dia 27 de julho na galeria de arte Victoria Miro, em Londres. Ainda não há data prevista para a estreia no Brasil.

As gravações aconteceram majoritariamente em Salvador, tendo como locação edifícios da arquiteta na Bahia. São eles: o Espaço Coaty, o Teatro Gregório de Mattos, a Casa do Benin e o Museu de Arte da Bahia.

 

Vídeo-instalação. Foto: Victoria Miro

O filme foi baseado em uma instalação artística criada pelo próprio diretor. A instalação, chamada “Stones Against Diamonds”, foi produzida por Julien em homenagem à Lina: diversas telas exibem vídeos gravados pelo cineasta em meio a cavernas de gelo na Islândia.

Fonte: Archdaily [1]e CAU/BR[2]

Endnotes:
  1. Archdaily : https://www.archdaily.com.br/br/918608/filme-sobre-lina-bo-bardi-com-fernanda-montenegro-estreia-em-londres
  2. CAU/BR: https://www.caubr.gov.br/filme-sobre-lina-bo-bardi-estreia-em-galeria-em-londres/

Source URL: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/filme-sobre-lina-bo-bardi-estreia-em-londres/