Hospital Sarah Kubitschek

Hospital Sarah Kubitschek

O Hospital do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Salvador faz parte da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, cujo objetivo central é construir hospitais públicos de qualidade dedicados à pesquisa e à recuperação de pacientes da área do aparelho locomotor em todo o país. Idealizados pelo médico Aloysio Campos da Paz com a colaboração decisiva do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé), esses hospitais se destacam pela perfeita integração entre a concepção arquitetônica e as necessidades médicas e terapêuticas, desenvolvidas com o intuito de tornar mais agradáveis e humanos os ambientes hospitalares e assim contribuir para o bem estar e a recuperação dos pacientes.

Concebido com espaços generosos, coloridos, integrados a amplos jardins e iluminados e ventilados naturalmente, o Hospital Sarah de Salvador se destaca por ter sido o embrião do Centro Tecnológico da Rede Sarah (CTRS). Valendo-se das experiências realizadas desde a construção de Brasília na área da pré-fabricação, Lelé idealiza as oficinas de metalurgia, marcenaria, argamassa armada e plásticos que compõe o centro e se dedicam à manutenção e ao desenvolvimento de elementos para a construção dos hospitais da rede, para criação de novos equipamentos hospitalares e para execução de equipamentos convencionais sempre que for constatada vantagem econômica e de qualidade em relação às alternativas oferecidas pelo mercado.

A experiência em Salvador frutifica com a ampliação da rede para Fortaleza, São Luis do Maranhão, Belo Horizonte, Brasília, Macapá, Belém e Rio de Janeiro, revelando a capacidade do arquiteto em criar espaços belos, eficientes e de qualidade e em desenvolver um sistema de pré-fabricação econômico e perfeitamente adaptado às condições materiais e técnicas do país.



Artigos relacionados

MASP

Fotografia por Bruno Buccalon O prédio do Museu de Arte de São Paulo é o mais conhecido projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Inaugurado em 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, em São Paulo, destaca-se pelo vão-livre

Aterro do Flamengo

O chamado Aterro do Flamengo, que ocupa a orla da baía de Guanabara – entre o Aeroporto Santos Dumont e a enseada de Botafogo datam da década de 1950 (o parque foi projetado entre 1954 a 1959), mas suas obras só começaram em 1961, no governo de Carlos Lacerda.

Palácio Gustavo Capanema

Fotografia por Cabano Desenvolvido por Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernani Vasconcellos, Jorge Machado e Oscar Niemeyer, a sede do antigo Ministério da Educação e Saúde Pública é sem dúvida um dos exemplares mais contundentes do impacto da

3 comentários

Escreva um comentário
  1. Wilson
    Wilson 10 setembro, 2014, 21:36

    Olá à quem possa me ajudar !
    Sou de Campinas-SP e gostaria muito de saber como posso entrar em contato com vc´s,se possível por telefone.
    Peço a gentileza se possível, de me passarem o numero.
    Agradeço desde já !
    Wilson.

    Responda este comentário
  2. Maria Isabel do Nascimento Silva
    Maria Isabel do Nascimento Silva 26 setembro, 2014, 09:49

    sou de São vicente Férrer Sou agente comunitária de saúde, preciso de um tratamento estou com problema na coluna e na perna esquerda estou tendo dificuldade de andar ,pois cada dia que passa as dores aumentas . tenho exames em mão comprovando o problema . preciso de ajuda .

    tenho exames em mão da ressonância magnética.

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: