Iphan autoriza construção de Silvio Santos nos arredores do Teatro Oficina

Iphan autoriza construção de Silvio Santos nos arredores do Teatro Oficina

O Teatro Oficina, projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito, corre o risco de ter seu entorno alterado devido a aprovação da construção de duas torres residenciais de cem metros de altura, que serão instaladas no terreno ao lado da companhia de Zé Celso Martinez Corrêa. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou, durante reunião que ocorreu na sexta-feira, (29), a construção do empreendimento liderado pelo Grupo Silvio Santos.  

O teatro, tombado em nível estadual e federal, possui uma janela de 12 metros de largura que seria inutilizada caso a construção do empresário saia do papel. A alegação é de que o projeto do dono do SBT “é uma ameaça concreta de transformação de ambiência de bem nacional, visto que edifícios altos, imediatamente vizinhos, privarão a comunidade teatral, o bairro do bixiga e a cidade de São Paulo da historicidade dinâmica e da produção de narrativas tão bem expressas na materialidade da arquitetura e do entorno do Teatro Oficina”.  

Uma proposta de contrapartida as torres é a construção do Parque do Bixiga. O projeto, idealizado por diversos vereadores -entre eles Gilberto Natalini (PV) e Eduardo Suplicy (PT)-, ocuparia uma área de 11 metros quadrados juntos às ruas Jaceguai, Abolição e Santo Amaro. Contudo, para esse plano ser posto em prática a Prefeitura teria de comprar o terreno de Silvio Santos

A companhia divulgou um cronograma de datas para manifestações de apoio ao Parque, que tem início no dia 4 de junho. Leia a nota de denúncia da companhia aqui.

 

Fonte: Veja

 



Artigos relacionados

Cidades para pessoas: 5 lições de Copenhague para São Paulo

A capital da Dinamarca era muito parecida com a São Paulo dos anos 50. O que mudou?

Veja aqui todos os episódios da 2ª temporada da série Arquiteturas, do SescTV

Série aborda obras e processos de ocupação de destaque em vários locais do país

Abertas as inscrições para o 27º Congresso Mundial dos Arquitetos

Estão abertas as inscrições para 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), maior evento da arquitetura mundial, que será realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2020. Com o tema “Todos os

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta