Iphan autoriza construção de Silvio Santos nos arredores do Teatro Oficina

Iphan autoriza construção de Silvio Santos nos arredores do Teatro Oficina

O Teatro Oficina, projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito, corre o risco de ter seu entorno alterado devido a aprovação da construção de duas torres residenciais de cem metros de altura, que serão instaladas no terreno ao lado da companhia de Zé Celso Martinez Corrêa. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou, durante reunião que ocorreu na sexta-feira, (29), a construção do empreendimento liderado pelo Grupo Silvio Santos.  

O teatro, tombado em nível estadual e federal, possui uma janela de 12 metros de largura que seria inutilizada caso a construção do empresário saia do papel. A alegação é de que o projeto do dono do SBT “é uma ameaça concreta de transformação de ambiência de bem nacional, visto que edifícios altos, imediatamente vizinhos, privarão a comunidade teatral, o bairro do bixiga e a cidade de São Paulo da historicidade dinâmica e da produção de narrativas tão bem expressas na materialidade da arquitetura e do entorno do Teatro Oficina”.  

Uma proposta de contrapartida as torres é a construção do Parque do Bixiga. O projeto, idealizado por diversos vereadores -entre eles Gilberto Natalini (PV) e Eduardo Suplicy (PT)-, ocuparia uma área de 11 metros quadrados juntos às ruas Jaceguai, Abolição e Santo Amaro. Contudo, para esse plano ser posto em prática a Prefeitura teria de comprar o terreno de Silvio Santos

A companhia divulgou um cronograma de datas para manifestações de apoio ao Parque, que tem início no dia 4 de junho. Leia a nota de denúncia da companhia aqui.

 

Fonte: Veja

 



Artigos relacionados

Aterro do Flamengo

O chamado Aterro do Flamengo, que ocupa a orla da baía de Guanabara – entre o Aeroporto Santos Dumont e a enseada de Botafogo datam da década de 1950 (o parque foi projetado entre 1954 a 1959), mas suas obras só começaram em 1961, no governo de Carlos Lacerda.

SescTV disponibiliza documentário sobre Biblioteca Mário de Andrade

Episódio da série Arquiteturas sobre a Biblioteca Mário de Andrade.

Elizabeth Diller entre as 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME

A arquiteta Elizabeth Diller, do escritório Diller Scofidio + Renfro, foi novamente nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo pela TIME em 2018. A lista anual da TIME Magazine, chamada de “Time 100”, reconhece a conquista dos artistas, líderes,

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta