Jaime Lerner é eleito 2º urbanista mais influente da história

Jaime Lerner é eleito 2º urbanista mais influente da história

Jaime Lerner foi eleito pela revista Planetizen o segundo urbanista mais importante do mundo. O curitibano é o único brasileiro a figurar na lista dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos elaborada pela publicação dos EUA. Hoje com 80 anos, Lerner foi prefeito de Curitiba por três mandatos e governador do Paraná por oito anos. Ele ficou conhecido pela criação do sistema de corredores exclusivos para BRT e o fechamento da Rua XV de Novembro para carros. O arquiteto e urbanista foi ainda presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA). Em 2010, foi escolhido pela revista “Time” como um dos 25 pensadores mais inovadores do mundo.

 O profissional fez a palestra magna de abertura da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada em 2017 no Rio de Janeiro (RJ). Clique aqui para assistir à íntegra.

O primeiro lugar ficou com a estadunidense naturalizada canadense Jane Jacobs. O trabalho mais famoso da urbanista é o livro “Morte e vida das grandes cidades”, que mudou a forma como se estudava a dinâmica urbana e a crescente modernista nas cidades na década de 1960.

No ranking elaborado pela revista, Lerner figura à frente de grandes nomes da Arquitetura e do Urbanismo mundial, como Frank Loyd (8º), Le Corbusier (9º) e Vitruvius (55º). Acesse aqui a lista completa.

 

Via CAU BR.


Artigos relacionados

Uma conferência para todos

De 22 a 25 de abril, em Fortaleza, acontece a I Conferência Nacional do CAU/BR, juntamente com o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, promovido pelo IAB nacional.

Irmãos Roberto, o filme

Marcelo, Milton e Maurício são conhecidos no meio arquitetônico como Irmãos Roberto. Eles fazem parte da mesma geração responsável por popularizar o modernismo brasileiro. Os irmãos Roberto foram os responsáveis pelo prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro

Veja aqui todos os episódios da 2ª temporada da série Arquiteturas, do SescTV

Série aborda obras e processos de ocupação de destaque em vários locais do país

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta