Jorge Wilheim no Roda Viva

Jorge Wilheim no Roda Viva
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=eZtUnzG2dAU&w=832&h=h468]

 

Nascido em Trieste, na Itália, em 1928, descendente de húngaros, Jorge Wilheim migrou para o Brasil aos 22 anos. Formou-se pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Entre seus primeiros projetos estão Parque Anhembi, o Hospital Albert Einstein e o Clube Hebraica.

Em 1954, fez o projeto urbanístico da cidade de Angélica (MT), para 15 mil habitantes. Três anos mais tarde, participou do  concurso do ante-projeto de Plano Diretor de Brasília. Foi o responsável ainda pela reurbanização do Pátio do Colégio e do Anhangabaú e pela Cidade Industrial de Londrina.

Além da arquitetura, teve uma intensa vida pública como secretário estadual de Economia e Planejamento de São Paulo (1975-1979), secretário municipal de Planejamento paulistano (1983-1986 e 2001-2004), secretário Estadual de Meio Ambiente (1987-1991) e presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento de Grande São Paulo (1991-1994). Assumiu, ainda, a presidência da Fundação Bienal de São Paulo, em 1985.



Artigos relacionados

Arquitetura Social de Vilanova Artigas

João Batista Vilanova Artigas foi um dos mais importantes arquitetos de São Paulo. Em sua carreira, tanto em projetos como acadêmica, praticou a arquitetura social. Entenda este conjunto de conceitos com este vídeo.

Reformas no Pacaembu serão entregues à iniciativa privada

Patrimônio histórico tombado há mais de 20 anos, o Pacaembu deverá ser entregue à iniciativa privada no ano que vem. A empresa que se tornar responsável pelo estádio, durante os próximos 35 anos, deverá, contudo, seguir uma série de procedimentos

Lina Bo Bardi

Ao aprovar um trabalho de conclusão de curso de Arquitetura – uma maternidade com estrutura em concreto armado e vidro aparente – o diretor Marcello Piacentido ressalvou que sua aluna era uma bela mulher e que provavelmente não exerceria a

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta