Maquete

Maquete

A maquete é uma representação em miniatura das dimensões externas de uma construção. O termo vem do francês e foi cunhado por escultores para designar a elaboração de peças preliminares em gesso.

Arquitetos e urbanistas utilizam maquetes, modelos, simulacros e protótipo como representações tridimensionais reais, em escala exata ou aproximada, das edificações e dos espaços e normalmente assim expressam suas funções, objetivos, materiais e, acabamentos.

O maior aeroporto em miniatura do mundo está em Hamburgo e representa o Aeroporto Knuffingen. A maquete que ocupa uma área de 150 metros quadrados e possui aproximadamente 40 miniaturas de aviões diferentes que decolam e pousam de verdade demorou seis anos para ficar pronto e custou 3,5 milhões de euros.

 



Artigos relacionados

Cobogó

O cobogó é um elemento construtivo constituído de uma parede ou um trecho de uma parede feita em blocos vazados. Tem função decorativa, mas também pode dividir ambientes garantindo ventilação e luminosidade.

Concreto armado

O concreto armado abriu novos precedentes para a arquitetura brasileira. A união de resistência à tração e compressão permitiu projetos mais ousados no aspecto formal.

Cambota

Molde de madeira ou de ferro empregado na confecção de arcos, ou denominação dada à peça de madeira curva com meia volta utilizada na execução de forros encurvados. Empregada também na construção de colunas de concreto curvas.   Relacionado

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta