Maquete

Maquete

A maquete é uma representação em miniatura das dimensões externas de uma construção. O termo vem do francês e foi cunhado por escultores para designar a elaboração de peças preliminares em gesso.

Arquitetos e urbanistas utilizam maquetes, modelos, simulacros e protótipo como representações tridimensionais reais, em escala exata ou aproximada, das edificações e dos espaços e normalmente assim expressam suas funções, objetivos, materiais e, acabamentos.

O maior aeroporto em miniatura do mundo está em Hamburgo e representa o Aeroporto Knuffingen. A maquete que ocupa uma área de 150 metros quadrados e possui aproximadamente 40 miniaturas de aviões diferentes que decolam e pousam de verdade demorou seis anos para ficar pronto e custou 3,5 milhões de euros.

 



Artigos relacionados

Urbanismo

Cada cidade é única. Mas toda cidade é uma promessa de um estilo de vida, para quem vive nela. O campo de estudo dedicado a entender o impacto social que nossas intervenções causam no ambiente da cidade, para torná-la melhor e mais eficiente é o urbanismo.

Cambota

Molde de madeira ou de ferro empregado na confecção de arcos, ou denominação dada à peça de madeira curva com meia volta utilizada na execução de forros encurvados. Empregada também na construção de colunas de concreto curvas.  

Concreto armado

O concreto armado abriu novos precedentes para a arquitetura brasileira. A união de resistência à tração e compressão permitiu projetos mais ousados no aspecto formal.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Seu e-mail nâo será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados*