MASP

MASP

Fotografia por Bruno Buccalon

O prédio do Museu de Arte de São Paulo é o mais conhecido projeto da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Inaugurado em 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, em São Paulo, destaca-se pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, calculados pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz. É considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.



Artigos relacionados

Conjunto Habitacional do Pedregulho

O conjunto chama atenção na paisagem do bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro. Foi criado originalmente para ser moradia dos funcionários do Distrito Federal, antigo estado da Guanabara.

Estatuto da Cidade

Foto do acervo Imagens USP O Estatuto da Cidade, definido pela lei federal 10.257, de 10 de julho de 2001 estabelece premissas importantes para a gestão urbana: Em todas as decisões tomadas para o futuro da cidade, o interesse do coletivo

Plano Piloto de Brasília

A nova capital foi projetada com um modelo urbanístico inovador. Seu plano piloto adota os preceitos da famosa Carta de Atenas, de 1933. O documento redigido pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier propunha um zoneamento seletivo, com uma divisão de áreas segundo quatro funções: habitar, trabalhar, circular e recrear.

Um comentário

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta