MMM Roberto

MMM Roberto

Um dos escritórios de maior e mais relevante produção na fase áurea da arquitetura moderna era dos irmãos Marcelo Roberto (1908-1964) e Mílton Roberto (1914-1953), que se associaram em 1935 para desenvolver o projeto vencedor da nova sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Em 1941, a dupla recebeu o caçula Maurício como o terceiro integrante do escritório.

A MMM Roberto foi responsável ainda pelo terminal de passageiros e hangares do aeroporto Santos Dumont, de 1937; o plano urbanístico para a cidade de Niterói, de 1938; a sede do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), de 1941; a colônia de férias do IRB e a sede do Instituto dos Industriários, ambos de 1943; as instalações industriais da SOTREQ, de 1944; a escola de formação profissional Mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de 1946; a escola de formação profissional de Carpintaria Naval do SENAI – Niterói, de 1948; o edifício Seguradoras e a escola de formação profissional de Carpintaria e Tecelagem do SENAI – Vassouras, ambos de 1949; a escola de formação profissional, Tecelagem, SENAI – Petrópolis, de 1950. Entre os edifícios residenciais destacam-se o edifício MMM Roberto, de 1945; o edifício Júlio Barros Barreto, de 1947; o edifício Piancó, de 1949; e os edifícios Mamanguape e Guarabira, ambos de 1950 e o Marquês do Herval, primeira construção de características modernistas na avenida Rio Branco, no centro do Rio, inaugurado em 1956 com 36 andares, 35 mil metros quadrados de área construída e 600 unidades, incluindo as lojas e sobrelojas.


Artigos relacionados

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer é, sem dúvida, um dos brasileiros mais conhecidos em todo o mundo e um dos arquitetos de maior destaque internacional. Sua marca característica são as construções com curvas e ondulações variadas.

Após 20 anos, hotel projetado por Oscar Niemeyer é reaberto

O antigo Hotel Nacional reabriu suas portas com o novo nome de Gran Meliá Nacional Rio

Gregory Warchavchik

Foto Zanella & Morcardi, Acervo FAU USP Nascido em Odessa, na Ucrânia, em 1896, Gregori Ilych Warchavchik Formou-se em 1920, no Reggio Istituto Superiori di Belle Arti [Real Instituto Superior de Belas Artes], em Roma, e chegou a trabalhar com

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Seu e-mail nâo será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados*