Museu do Ipiranga: obras de restauração começam em setembro

by Portal Arquitetura | 24 de maio de 2019 08:38

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou no dia 17 de maio, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, que as obras serão iniciadas em setembro deste ano. “Hoje celebramos o maior volume de incentivo já feito na história da cultura brasileira”, destacou o governador.

Novos patrocinadores viabilizaram cerca de R$160 milhões para reforma do edifício-monumento do Museu. São eles: Banco do Brasil, Banco Safra, Bradesco, Caixa, Caterpillar, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Cosan, EMS, Honda, Vale; além de EDP, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Instituto Itaú Cultural – empresas que já haviam firmado o compromisso com a revitalização e modernização do espaço.

 

Área externa do edifício-monumento: proposta do projeto arquitetônico

 

De acordo com o governador, esses recursos complementares serão destinados para recuperação dos jardins, das fontes e do Monumento do Parque da Independência, no entorno do museu, além da modernização dos sistemas de iluminação e de segurança do edifício-monumento. A Sabesp também se comprometeu a recuperar o Córrego do Ipiranga.

A administração estadual informou, ainda, que, em breve, será anunciado o aporte de outras cinco empresas para a recuperação do museu, o que levará à captação de R$ 190 milhões.

 

Fontes: Jornal USP[1]; AECWeb[2]

 

Endnotes:
  1. Jornal USP: https://jornal.usp.br/institucional/museu-do-ipiranga-recebera-r-160-milhoes-para-obras-de-reforma-e-modernizacao/
  2. AECWeb: https://www.aecweb.com.br/cont/n/obras-de-restauracao-do-museu-do-ipiranga-comecam-em-setembro_18818

Source URL: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/museu-do-ipiranga-obras-de-restauracao-comecam-em-setembro/