Museu Nacional: obras de restauração devem começar ainda neste ano

Museu Nacional: obras de restauração devem começar ainda neste ano

Durante assinatura de protocolo de intenção de cooperação técnico-científica com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizada na última terça-feira (14), o diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner, informou que as obras de restauração do patrimônio serão iniciadas ainda este ano. De acordo com ele, serão elaborados o projeto executivo da reconstrução das fachadas e o do telhado, com dotação de R$ 1 milhão.

 

(Créditos: divulgação/ Agência Brasil)

 

“A UFRJ já fez a licitação, a empresa já foi contratada e nós temos uma emenda parlamentar impositiva, através da bancada federal do Rio de Janeiro, de R$ 55 milhões. Temos o dinheiro, tem o projeto, é só começar o trabalho”, disse Kellner. Ainda segundo o direto, devido à complexidade dos trabalhos, o patrimônio só poderá ser reaberto, parcialmente, ao público dentro de cinco anos.

Também presente no evento, Paulo Amaral, presidente do Ibram, informou que a completa restauração do espaço irá demandar centenas de milhões de reais e que, atualmente, as verbas federais estão escassas. “O Ministério da Cidadania [que engloba a Secretaria da Cultura], e o governo como um todo, tem dificuldades financeiras. E uma obra como essa é de muitos milhões”, disse.

Amaral também informou que o novo conceito do Museu Nacional será divulgado, provavelmente, em abril de 2020, quando será definida a formatação final do espaço, que reunirá partes dedicadas ao acervo histórico e a obras e equipamentos contemporâneos.

 

Acervo do Museu

O museu também necessita de verbas para a compra de dez contêineres que serão utilizados no armazenamento de parte do acervo que não foi destruído no incêndio, ocorrido 2 de setembro do ano passado. Para isso, o diretor da instituição fez um apelo a empresas e indivíduos interessados em auxiliar com doações.

 

As contribuições podem ser feitas por meio da associação Amigos do Museu Nacional.

 

 

Texto: AECweb

 


Artigos relacionados

Museu do Ipiranga: obras de restauração começam em setembro

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou no dia 17 de maio, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, que as obras serão iniciadas em setembro deste ano. “Hoje celebramos o maior volume de incentivo já feito

Conpresp aprova tombamento do Complexo do Carandiru e de prédios, piscinas e estádio da USP

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) aprovou o tombamento do Complexo do Carandiru, na Zona Norte, e de um conjunto de imóveis da Universidade de São Paulo, na Zona Oeste.

O Projeto de Lei para uma nova Lei da Anistia

A proposta da nova Lei da Anistia prevê a regularização  considerando três modalidadeS: automática, declaratória e comum.   Entenda: Regularização Automática: para edificações residenciais de até 150m² Nestes casos, a regularização acontecerá de maneira automática e o interessado será responsável

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta