O que faz um arquiteto?

O que faz um arquiteto?

Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Ele quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções atender às necessidades de quem utilizará aquela construção. No Brasil, esses profissionais são (regulados) orientados/fiscalizados pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Em novembro de 1964, exilado em Montevidéu, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas assim imaginou o futuro de sua profissão:

“…Ousamos prever que, num futuro não remoto, o campo de atividade de o arquiteto ter-se-á estendido a servir tão profundamente a humanidade que os objetos do cotidiano, os de vida mais efêmera, até as amplas paisagens: a urbana e regional, serão objetos de nossa manipulação entusiasta, de nossa atividade criadora”.


Artigos relacionados

Cambota

Molde de madeira ou de ferro empregado na confecção de arcos, ou denominação dada à peça de madeira curva com meia volta utilizada na execução de forros encurvados. Empregada também na construção de colunas de concreto curvas.  

Cura

Processo que assegura as condições ideais (ou mínimas) de umidade e temperatura nas primeiras idades do concreto (pelo menos sete  dias) e que asseguram o desenvolvimento de sua resistência e de outras propriedades. Em certos casos, usa-se a cura a

Concreto armado

O concreto armado abriu novos precedentes para a arquitetura brasileira. A união de resistência à tração e compressão permitiu projetos mais ousados no aspecto formal.

4 comentários

Escreva um comentário
  1. JUILDO
    JUILDO 2 fevereiro, 2016, 13:51

    SOU UM FUTURO ARQUITETO E GOSTEI MUITO DE TUDO QUE LI AQUI NESTA PAGINA DE INFORMACAO…

    Responda este comentário
  2. JUILDO
    JUILDO 2 fevereiro, 2016, 13:52

    GOSTEI MUITO DE TUDO QUE LI AQUI NESTA PAGINA DE INFORMACAO…

    Responda este comentário
  3. Denise tavares
    Denise tavares 9 março, 2016, 18:59

    Eu amei essa página, se Deus quiser eu serei uma arquiteta, esse é o meu sonho.

    Responda este comentário
  4. Marcia correa
    Marcia correa 31 julho, 2016, 13:01

    Adorei

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Seu e-mail nâo será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados*