ONU promove no Rio fórum mundial de arquitetura e urbanismo

Evento, que acontecerá em outubro, reunirá o japonês Shigeru Ban (vencedor do prêmio Pritzker de 2017), o brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006 e Leão de Ouro em Veneza de 2015), o curador chinês Aric Chen, o espanhol e presidente da fundação Design For All, Francesc Aragall, e a urbanista brasileira Regina Cohen, que falará sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Foto: ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais firmaram uma parceria para promover no Brasil os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Entre as atividades previstas pela cooperação, está a realização em outubro, no Rio de Janeiro, de um fórum global sobre arquitetura e urbanismo.

A cerimônia para formalizar a aliança das duas instituições teve a participação do diretor regional da América Latina e Caribe do ONU-HABITAT, Elkin Velasquez, e do presidente do Instituto Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Entre os dias 17 e 21 de outubro, o Fórum Mundial Niemeyer reunirá na Casa França-Brasil pesquisadores, gestores e designers de diferentes continentes, incluindo dois vencedores do Prêmio Pritzker, o “Nobel” da Arquitetura. Entre os participantes já confirmados, estão o japonês Shigeru Ban (Pritzker 2017); o brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006 e Leão de Ouro em Veneza de 2015); o curador chinês Aric Chen; o espanhol e presidente da fundação Design For All, Francesc Aragall; e a urbanista brasileira Regina Cohen, que falará sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, entre outros especialistas.

Para debater os desafios dos centros urbanos contemporâneos, a primeira edição do evento terá como tema As paisagens da cidade e suas dinâmicas. Encontro será realizado em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

A cooperação entre o ONU-HABITAT e o Instituto Niemeyer busca divulgar, conscientizar e implementar a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente o ODS 11, “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

 

Via ONU 


Artigos relacionados

São Paulo deve ganhar roda gigante feita por arquitetos da London Eye

A proposta é que a roda gigante paulista tenha cerca de 150 metros de altura e conte com 32 cabines – cada uma com capacidade para 32 pessoas. De acordo com informações publicadas na Coluna da jornalista Mônica Bergamo, o

Obras de Oscar Niemeyer são tombadas como Patrimônio Cultural

No dia 7 de junho, o Ministério da Cultura decretou o tombamento de 27 obras projetadas pelo arquiteto. Entre elas está o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, o Museu da Arte Contemporânea em Niterói e

Chamas na USP por José Armênio de Brito Cruz

O incêndio na FAU não é só fruto do descaso. A tentativa de destruição de um pensamento comprometido com o progresso aflora mais uma vez.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta