ONU promove no Rio fórum mundial de arquitetura e urbanismo

Evento, que acontecerá em outubro, reunirá o japonês Shigeru Ban (vencedor do prêmio Pritzker de 2017), o brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006 e Leão de Ouro em Veneza de 2015), o curador chinês Aric Chen, o espanhol e presidente da fundação Design For All, Francesc Aragall, e a urbanista brasileira Regina Cohen, que falará sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Foto: ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais firmaram uma parceria para promover no Brasil os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Entre as atividades previstas pela cooperação, está a realização em outubro, no Rio de Janeiro, de um fórum global sobre arquitetura e urbanismo.

A cerimônia para formalizar a aliança das duas instituições teve a participação do diretor regional da América Latina e Caribe do ONU-HABITAT, Elkin Velasquez, e do presidente do Instituto Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Entre os dias 17 e 21 de outubro, o Fórum Mundial Niemeyer reunirá na Casa França-Brasil pesquisadores, gestores e designers de diferentes continentes, incluindo dois vencedores do Prêmio Pritzker, o “Nobel” da Arquitetura. Entre os participantes já confirmados, estão o japonês Shigeru Ban (Pritzker 2017); o brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006 e Leão de Ouro em Veneza de 2015); o curador chinês Aric Chen; o espanhol e presidente da fundação Design For All, Francesc Aragall; e a urbanista brasileira Regina Cohen, que falará sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, entre outros especialistas.

Para debater os desafios dos centros urbanos contemporâneos, a primeira edição do evento terá como tema As paisagens da cidade e suas dinâmicas. Encontro será realizado em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

A cooperação entre o ONU-HABITAT e o Instituto Niemeyer busca divulgar, conscientizar e implementar a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente o ODS 11, “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

 

Via ONU 


Artigos relacionados

Palácio Joaquim Nabuco fecha suas portas para se tornar museu

O prédio, localizado na Rua da Aurora, na área central do Recife, sedia a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) há 142 anos. A proposta é transformar o espaço no Museu Legislativo do Estado. Ele será fechado a partir de terça-feira

São Paulo, Rio e Brasília possuem as maiores áreas urbanas do país, segundo IBGE

O CAU/BR analisou a publicação do IBGE – Áreas Urbanizadas do Brasil 2015 – que fornece um panorama do processo de urbanização do país. Confira:   O Governo Federal lançou em junho a publicação Áreas Urbanizadas do Brasil 2015, produzida pelo

Em São Paulo, parques naturais municipais estão abandonados desde maio

Não há quem vigie os parques naturais municipais de São Paulo desde maio deste ano. A empresa responsável, a Atlântico Sul Vigilância e Segurança EIRELI, abriu falência em abril. Em maio seus funcionários abandonaram os postos na capital e desde então as unidades de conservação da cidade estão sem vigilância.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta