Paisagismo

Paisagismo

O paisagismo ou a arquitetura da paisagem abrange as características geográficas, hidrográficas, bióticas e humanas na busca de um equilíbrio estético entre os vários componentes da paisagem urbana – vegetação, área construída, espaços livres para circulação. Idealmente, deve ser minimamente agressivo à natureza, mas dela tira proveito ao aliar a beleza vegetal com os espaços edificados.

O arquiteto paisagista deve ir além de projetar belos jardins e paisagens para realizar um estudo ambiental e social que alie o prazer estético aos usos e funções imaginados para uma edificação, em busca da harmonia entre os vários  elementos. O trabalho do paisagista é unir a natureza ao meio urbano, procurando harmonizar esta convivência.

Burle Marx foi um grande paisagista. Ele projetou os jardins do Conjunto Habitacional Pedregulho, o terraço do Palácio Gustavo Capanema, o eixo monumental de Brasília, a área verde do Aterro do Flamengo e tantos outros. Outro nome de destaque nessa área é o de Rosa Grena Kliass, que projetou a área verde e esportiva do Parque da Juventude.



Artigos relacionados

Prêmio Pritzker

O Prêmio Pritzker é a maior condecoração em Arquitetura do mundo. Uma espécie de “Nobel da Arquitetura”.

Acabamento

A fase de acabamento numa obra residencial é uma das mais caras, dependendo da escolha dos materiais utilizados. A oferta de materiais de acabamento é crescente e um bom projeto pode significar uma grande economia nesse aspecto.

Verticalização

A verticalização das cidades contemporâneas é um processo universal e relativamente antigo e segundo os especialistas, é uma conseqüência natural da urbanização.  Ele está diretamente associado ao desenvolvimento dos elevadores, que por sua vez, tem origem nas fábricas inglesas do

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta