Partido
Em arquitetura, partido nada tem a ver com a agremiações políticas. O termo contudo, também envolve a opinião, no caso, do que deve ser feito ou não em um projeto arquitetônico. São escolhas que atendem a vários fatores. Pode ser a topografia do terreno, as expectativas relacionadas ao uso do espaço ou construção, a verba disponível ou mesmo a intenção artística do arquiteto.
Essas escolhas de conceitos que os arquitetos tem forte resultado no desenvolvimento do projeto. São decisões que servem de base para muitas outras, futuras.
Podemos dizer que Oscar Niemeyer criou um partido no edifício Copan ao decidir que sua forma seria sinuosa, ao invés de um prédio reto, como estamos acostumados a ver nas grandes cidades. Ao cruzar dois eixos para o formato de “avião” de Brasília, Lúcio Costa também decidiu por um partido e essa opção foi preponderante para muitas outras características e decisões posteriores do plano urbanístico da capital federal.
Relacionado
Artigos relacionados
Caimento
Em arquitetura, designa a inclinação dos elementos construtivos e é geralmente utilizado em inclinações para telhados e pisos para permitir o escoamento da água para ralos ou coletores de água. Sua inclinação é expressa em graus ou porcentagem. Relacionado
Acabamento
A fase de acabamento numa obra residencial é uma das mais caras, dependendo da escolha dos materiais utilizados. A oferta de materiais de acabamento é crescente e um bom projeto pode significar uma grande economia nesse aspecto.
Fissuração
Fissuração é o nome dado às pequenas rupturas que aparecem no concreto e que podem ser provocadas por atuação de cargas ou por retração, devido à rápida evaporação da água. Relacionado
Deixe uma resposta