Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

Quando foi projetar sua própria casa, Paulo Mendes da Rocha aproveitou para experimentar. Um dos expoentes da chamada escola paulista da arquitetura contemporânea brasileira, ele havia se formado arquiteto e urbanista numa das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo em 1954.

Ainda estudante, participou de um grupo de alunos interessados em arquitetura moderna e foi influenciado por Vilanova Artigas.

Em 1961, começou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Foi demitido em 1969, depois do AI-5 e retornou à Universidade apenas em 1980, juntamente com outros professores cassados (entre os quais, Vilanova Artigas).

Em 2006, venceu o prêmio Pritzker.

Sua casa foi tema do documentário Casa de Arquiteto da série Habitar/Habitat do SESCTV, com direção de Sérgio Roizenblit e Paulo Markun.


Artigos relacionados

SP: O Plano Diretor e as caminhadas urbanas. Vai ficar melhor andar a pé pela cidade? por Mauro Calliari

A primeira boa notícia é que a “ampliação e requalificação dos espaços públicos” é um dos 17 objetivos estratégicos para a cidade.

Novo Centro de Arquitetura de Chicago deve ser inaugurado em 2018

O novo edifício, projetado pelo arquiteto Mies van der Rohe às margens do rio Chicago, terá mais de 1.800 metros quadrados. O local abrigará uma série de exposições e propostas educacionais. E para desenvolver o espaço destinado a essas atividades,

Lina Bo Bardi

Ao aprovar um trabalho de conclusão de curso de Arquitetura – uma maternidade com estrutura em concreto armado e vidro aparente – o diretor Marcello Piacentido ressalvou que sua aluna era uma bela mulher e que provavelmente não exerceria a

Um comentário

Escreva um comentário
  1. Maria Antonia
    Maria Antonia 2 julho, 2014, 17:19

    Gostaria de receber as novas publicações por e-mail. Obrigada

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: