Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

Quando foi projetar sua própria casa, Paulo Mendes da Rocha aproveitou para experimentar. Um dos expoentes da chamada escola paulista da arquitetura contemporânea brasileira, ele havia se formado arquiteto e urbanista numa das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo em 1954.

Ainda estudante, participou de um grupo de alunos interessados em arquitetura moderna e foi influenciado por Vilanova Artigas.

Em 1961, começou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Foi demitido em 1969, depois do AI-5 e retornou à Universidade apenas em 1980, juntamente com outros professores cassados (entre os quais, Vilanova Artigas).

Em 2006, venceu o prêmio Pritzker.

Sua casa foi tema do documentário Casa de Arquiteto da série Habitar/Habitat do SESCTV, com direção de Sérgio Roizenblit e Paulo Markun.


Artigos relacionados

A cidade do amanhã por Luiz Fernando Janot

O que hoje está prevalecendo na maioria das sociedades é a ideologia do aqui e agora, ou seja, viver como se não existisse futuro e muito menos passado.

Prefeitura de São Paulo estuda projeto do ‘Minhocão’ com parque, ‘praia’ e restaurantes

O Prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), avalia um projeto de transformação do elevado João Goulart, conhecido popularmente como ‘Minhocão’. A proposta, de autoria do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, faz parte do plano de revitalização do centro da

FAU-USP fica entre as 40 melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo do mundo

A faculdade de arquitetura e urbanismo da USP ficou na 37ª posição na lista das 100 melhores do ano de 2016

Um comentário

Escreva um comentário
  1. Maria Antonia
    Maria Antonia 2 julho, 2014, 17:19

    Gostaria de receber as novas publicações por e-mail. Obrigada

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: