Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha

Quando foi projetar sua própria casa, Paulo Mendes da Rocha aproveitou para experimentar. Um dos expoentes da chamada escola paulista da arquitetura contemporânea brasileira, ele havia se formado arquiteto e urbanista numa das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo em 1954.

Ainda estudante, participou de um grupo de alunos interessados em arquitetura moderna e foi influenciado por Vilanova Artigas.

Em 1961, começou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Foi demitido em 1969, depois do AI-5 e retornou à Universidade apenas em 1980, juntamente com outros professores cassados (entre os quais, Vilanova Artigas).

Em 2006, venceu o prêmio Pritzker.

Sua casa foi tema do documentário Casa de Arquiteto da série Habitar/Habitat do SESCTV, com direção de Sérgio Roizenblit e Paulo Markun.


Artigos relacionados

Carlos Bratke, um não-alinhado

Nascido em uma família de arquitetos, Carlos Bratke (1942) é autor de centenas de projetos, muitos deles premiados em razão do experimentalismo formal e técnico.

METRO Arquitetos, parceria com Paulo Mendes da Rocha

Fundado em 2000, em S. Paulo, e formado por Martin Corullon e Gustavo Cedroni, METRO é um escritório de arquitetura que desenvolve projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. O trabalho alia uma tradição arquitetônica moderna, proveniente

No aniversário de Oscar Niemeyer, auditório do Memorial é reaberto

Passou-se quatro anos desde que o auditório Simon Bolivar, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi atingindo por um incêndio que destruiu boa parte de sua estrutura e diversas obras de arte que compunham o espaço. Agora, 15 de dezembro de

Um comentário

Escreva um comentário
  1. Maria Antonia
    Maria Antonia 2 julho, 2014, 17:19

    Gostaria de receber as novas publicações por e-mail. Obrigada

    Responda este comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: