Pesquisa Inédita: percepções da sociedade sobre Arquitetura e Urbanismo

Pesquisa Inédita: percepções da sociedade sobre Arquitetura e Urbanismo

No mês em que a ONU comemora o “outubro urbano”, o Brasil toma conhecimento de dados preocupantes em relação a obras particulares de suas cidades. Pesquisa inédita realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo Instituto Datafolha mostra que a maioria das reformas ou construções particulares no Brasil é feita sem a assistência de um profissional especializado, em desrespeito às leis e normas vigentes no país. A pesquisa completa pode ser acessada em www.caubr.gov.br/pesquisa2015.

Qual a imagem dos arquitetos e urbanistas junto à sociedade brasileira? Quais as principais preocupações e problemas dos brasileiros na hora de construir ou reformar? Como eles enxergam o planejamento e a organização das cidades? Qual a importância da Arquitetura e do Urbanismo na vida das pessoas? Todas essas questões são debatidas rotineiramente por arquitetos e urbanistas em todo o país.

Com o objetivo de responder a essas perguntas e traçar um plano de longo prazo para a valorização profissional e a promoção da Arquitetura e Urbanismo para todos, o CAU/BR e o Instituto Datafolha realizaram o maior diagnóstico do setor já feito no Brasil, com pesquisas quantitativa e qualitativa, de forma a traçar um panorama abrangente sobre o que a população brasileira pensa sobre o tema.

Foram realizadas mais de 2.400 entrevistas em 177 municípios, aprofundadas em grupos de discussão realizados nas cinco regiões do país.

Os resultados desse levantamento, apresentados aqui em profundidade, revelam uma série de desafios para o CAU/BR e para todos os atores que trabalham com Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Há muito trabalho a ser feito, e as informações levantadas pelas pesquisas serão muito úteis na promoção da Arquitetura e Urbanismo para todos.


Artigos relacionados

Empresa alemã é a primeira a desenvolver elevador sem cabos

A empresa ThyssenKrupp conseguiu desenvolver uma tecnologia que permite a mobilidade do elevador Multi  na horizontal e na vertical, sem a necessidade de cabos. O projeto foi inspirado nas invenções de “Willy Wonka”, do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Sesc Pompeia é o 6º melhor prédio em concreto do mundo

Lista foi publicada no jornal inglês The Guardian.

Eleição do CAU: inscrições abertas

Começou nesta segunda-feira (14) o prazo para inscrição das chapas que concorrerão às Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo 2017. As chapas precisam apresentar candidatos para conselheiros titulares e suplentes para todas as vagas disponíveis em cada CAU/UF, além de

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta