Planta baixa

Planta baixa

Planta baixa é um desenho técnico esquemático feito a partir do corte horizontal a 1,5m a partir da base do edifício. Nela é possível visualizar o ambiente como se estivesse olhando de cima, sem o telhado. Nesta representação, é possível mostrar a dimensão da área construída, largura e comprimento dos elementos internos e externos, relacionar a disposição recomendada para itens de acabamento, etc.

Um prédio residencial por exemplo, possui várias camadas de planta. Sendo a planta baixa o nível de acesso e as outras plantas representando os outros andares. 

A visualização e o entendimento de um projeto são facilitados pelo uso das maquetes e dos cortes.

 



Artigos relacionados

Sacada

Sacadas ou balcões são plataformas salientes na parede de um edifício. De pequena área, podem ser cobertas ou descobertas e cercadas com balaústres, parapeitos ou grades. Observa-se um aumento da importância das sacadas nos últimos anos como espaço de lazer

Cobogó

O cobogó é um elemento construtivo constituído de uma parede ou um trecho de uma parede feita em blocos vazados. Tem função decorativa, mas também pode dividir ambientes garantindo ventilação e luminosidade.

Iluminação zenital

Técnica utilizada para permitir que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura de uma edificação. Pode ser empregada por razões estéticas, como no caso do prédio da FAU-USP ou quando há um

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta