Prêmio Pritzker

Prêmio Pritzker

O Prêmio Pritzker é a maior condecoração em Arquitetura do mundo. Uma espécie de “Nobel da Arquitetura”.

O prêmio foi idealizado por Jay Pritzker (1922/1999), um empresário americano e sua mulher Cindy, cujos negócios são baseados em Chicago. Os dois  resolveram conceder um prêmio significativo para incentivar e estimular não só uma maior consciência pública sobre os edifícios, mas também para inspirar maior criatividade na profissão de arquitetura.

A família Pritzker é dona da rede de hotéis Hyatt  e são conhecidos por seu apoio a iniciativas científicas, médicas, culturais e educacionais. O filho mais velho do casal, Thomas J. Pritzker, atual presidente da Fundação Hyatt, explica, “Como nativos de Chicago, não é de estranhar que a nossa família estivesse bem ciente de arquitetura, por ter nascido no berço dos arranha-céus, uma cidade cheia de prédios projetados por lendas arquitetônicas, como Louis Sullivan, Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe, e muitos outros. “

O Prêmio Pritzker leva em consideração os três princípios de Vitrúvio,  ou melhor,  Marcos Vitrúvio Polião (em latim, Marcus Vitruvius Pollio) arquiteto romano que viveu no século I a.C. e deixou como legado a obra “De Architectura”. São eles, solidez, funcionalidade e beleza.

O Brasil tem dois ganhadores do Pritzker: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).



Artigos relacionados

Paisagismo

Paisagismo é muito mais que um belo jardim. Os arquitetos paisagistas partem do princípio de que a paisagem é um elemento a ser construído, tanto quanto os edifícios e o ambiente urbano.

O que faz um arquiteto?

Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Ele quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções

Corte

Como planta e fachada, o corte é uma representação da construção. Especificamente, o corte busca mostrar a dimensão vertical de uma edificação. Seria como uma “fatia” do prédio.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta