Destaques

Projeto

Projeto

Se a construção for considerada o corpo de uma edificação, o projeto será sua alma. E por isso é tão fundamental para que tudo corra bem até a entrega do edifício. É no projeto que um arquiteto articula propostas e soluções para uma obra.

 O projeto é muito mais do que apenas o desenho e sua planta. Inclui o levantamento de dados e informações preliminares para saber o que é possível (e o que não é possível) de ser construído naquele espaço. Após essa interpretação, o arquiteto elabora um conceito. É nesse estágio que a imaginação e senso estético moldam as intenções do arquiteto.

Após avaliar desenhos e croquis, o arquiteto realiza um processo em que todos os elementos relevantes são submetidos a um rigoroso juízo crítico.

Todo projeto começa com um levantamento de dados e com o briefing do cliente. No seu desenvolvimento, o profissional deve realizar estudos preliminares, até chegar ao anteprojeto, que devidamente aprovado pelo cliente, resulta em um projeto legal e no projeto executivo, que demanda a colaboração de outros profissionais, idealmente coordenados pelo arquiteto ou pelo escritório de arquitetura responsável.



Artigos relacionados

O que faz um arquiteto?

Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Ele quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções

Acabamento

A fase de acabamento numa obra residencial é uma das mais caras, dependendo da escolha dos materiais utilizados. A oferta de materiais de acabamento é crescente e um bom projeto pode significar uma grande economia nesse aspecto.

Croqui

Croqui é onde as intenções e ideias de um arquiteto dão os primeiros passos no processo que futuramente resultará na obra terminada.