Região Metropolitana de São Paulo

Região Metropolitana de São Paulo

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é o maior pólo de riqueza nacional.   O decreto que institucionalizou o Sistema de Planejamento e Administração Metropolitana – Spam tem 37 anos. Mas como seus organismos não foram adaptados às regras das novas constituições federal e estadual, os organismos metropolitanos não funcionam plenamente. Tramita na Assembléia Legislativa um projeto para regulamentar a região que tem 39 municípios.

Originalmente, a coordenação das ações que interferem na vida desses municípios deveria ser feita por dois conselhos:

  • Conselho Consultivo Metropolitano de Desenvolvimento Integrado – Consulti
  • Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande São Paulo – Codegran

Na máquina estadual, as ações são responsabilidade da Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos – SNM, como unidade coordenadora e operadora, tendo três braços operacionais:

  • Empresa Paulista de Planejamento – Emplasa (que ultrapassa os limites da RMSP)
  • Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento – Fumefi
  • Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. – EMTU.

Artigos relacionados

São Paulo e Rio – potencial para serem cidades globais

Nova York, Londres, Paris, Tóquio e Hong Kong lideram o ranking da A. T. Kearney, uma consultoria internacional, como as cidades mais globais do planeta. Antes da atual crise argentina, Buenos Aires entrou na lista dos 20 lugares que mais

As maiores cidades do Brasil

São Paulo ………11,2 milhões de habitantes Rio de Janeiro…..6,3 milhões Salvador…………..2,6 milhões Fortaleza…………2,4 milhões Belo Horizonte…2,3 milhões Brasília………….. 2 milhões Manaus…………..1,9 milhão Curitiba……………1,7 milhão Recife……………..1,5 milhão Porto Alegre……..1,4 milhão Embora permaneçam à frente, São Paulo e Rio estão entre as

A região metropolitana do Rio de Janeiro

A região metropolitana do Rio de Janeiro é composta por 17 municípios: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita e Tanguá,.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Seu e-mail nâo será publicado.
Campos obrigatórios estão marcados*