Ruy Ohtake no programa Provocações

Ruy Ohtake no programa Provocações

O paulistano Ruy Ohtake (1938) tem mais de 300 projetos realizados. Arquiteto e design de móveis, formou-se na FAU-USP em 1960. É autor das sedes dos hotéis Unique e Renaissance, do Parque Ecológico do Tietê, do sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes e da sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube. Também realizou projetos nas favelas de Heliópolis e a adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ou Morumbi para a Copa do Mundo.

Em Brasília, assina o Royal Tulip Alvorada, o Estádio do Gama e o Brasília Shopping. No exterior, é responsável pela Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e pelo museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.
Primogênito da artista plástica Tomie Ohtake e do agrônomo Alberto Ohtake (falecido em 1961), Ruy tem seis residências de sua fase brutalista tombadas pelo patrimônio histórico.

Assista à entrevista que ele concedeu ao programa Provocações, da TV Cultura:


Artigos relacionados

Sindicato faz campanha para valorizar o jovem arquiteto

Lista de orientações do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul para valorizar o arquiteto em início de carreira.

Casa Sustentável: Angelo Dario

Desde 2008, o engenheiro agrônomo Angelo Dario mora e trabalha em uma ecovila. Sua casa foi construída com terra ensacada, uma técnica iraniana. A união das paredes segue técnica ancestral mexicana de encaixe que dispensa colunas. O acabamento das áreas úmidas utilizou o Tadelakt marroquino.

Verticalização e Plano Diretor por Raquel Rolnik

Texto por Raquel Rolnik Fotografia por Cristiane Nascimento Um tema importante que normalmente polariza as discussões sobre o Plano Diretor é a verticalização da cidade. Mas o que o debate tem de apaixonado tem também de simplificado, e a discussão termina

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta