Urbanismo

Urbanismo

Cada cidade é única. Mas toda cidade é uma promessa de um estilo de vida, para quem vive nela. O campo de estudo dedicado a entender o impacto social que nossas intervenções causam no ambiente da cidade, para torná-la melhor e mais eficiente é o urbanismo.

As cidades se assemelham a organismos vivos e são igualmente dinâmicas, modificando-se conforme os ciclos econômicos, o  que torna mais  complexo o trabalho dos urbanistas, profissionais que tratam, principalmente, do planejamento de espaços já construídos.

Entretanto, assim como o trabalho do arquiteto não pode estar dissociado da sociedade a quem seu projeto serve, o do urbanista não pode estar alheio ao tecido social da cidade…

O conhecimento acumulado dos urbanistas reforça a necessidade, muitas vezes inalcançavel, de construir a cidade ideal, e com ela, os projetos das cidades planejadas, cujas intervenções urbanísticas já estão prontas antes que elas existam.

No Brasil o exemplo mais ambicioso de projeto urbanístico é o Plano Piloto de Brasília. Goiânia, Belo Horizonte e Palmas  são exemplos, mas até cidades já consolidadas como o Rio de Janeiro já passaram por fortes reformas em seu traçado.



Artigos relacionados

Varanda

A varanda é um espaço externo protegido com uma cobertura de telha ou laje. Pode ser coberta, ou parcialmente coberta. Em climas tropicais, é bastante comum a existência de varandas nas residências, por vezes até em todo o perímetro da

São Luís completa 20 anos como cidade Patrimônio da Humanidade

Conjunto arquitetônico composto por mais de mil casarões seculares, celebra os 20 anos do título de concedido pela UNESCO em 6 de dezembro de 1997.   São Luís celebra nesta quarta-feira (6), os 20 anos do título de Patrimônio Mundial

Sacada

Sacadas ou balcões são plataformas salientes na parede de um edifício. De pequena área, podem ser cobertas ou descobertas e cercadas com balaústres, parapeitos ou grades. Observa-se um aumento da importância das sacadas nos últimos anos como espaço de lazer

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta