Vivendo sobre palafitas

Vivendo sobre palafitas

São sistemas construtivos de estacas de madeira utilizados em edificações em áreas alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. Encontradas em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico, como na Amazônia e áreas do Pantanal.

O video abaixo relata a história da família Salgado que morava em uma palafita à beira de um rio, mas sofreu com o desbarrancar das margens. O marido ajuda o agricultor Antônio Almeida a construir sua nova palafita, 30 cm mais alta que a anterior, para fugir das cheias.

 

 

Conheça também o artista plástico Inacio Maciel é um amante das palafitas. Há anos coletando exemplos destas casas, produziu centenas de miniaturas e prepara uma grande exposição com suas maquetes.

 


Artigos relacionados

METRO Arquitetos, parceria com Paulo Mendes da Rocha

Fundado em 2000, em S. Paulo, e formado por Martin Corullon e Gustavo Cedroni, METRO é um escritório de arquitetura que desenvolve projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. O trabalho alia uma tradição arquitetônica moderna, proveniente

A cidade do amanhã por Luiz Fernando Janot

O que hoje está prevalecendo na maioria das sociedades é a ideologia do aqui e agora, ou seja, viver como se não existisse futuro e muito menos passado.

SP: O Plano Diretor e as caminhadas urbanas. Vai ficar melhor andar a pé pela cidade? por Mauro Calliari

A primeira boa notícia é que a “ampliação e requalificação dos espaços públicos” é um dos 17 objetivos estratégicos para a cidade.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta