Vivendo sobre palafitas

Vivendo sobre palafitas

São sistemas construtivos de estacas de madeira utilizados em edificações em áreas alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. Encontradas em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico, como na Amazônia e áreas do Pantanal.

O video abaixo relata a história da família Salgado que morava em uma palafita à beira de um rio, mas sofreu com o desbarrancar das margens. O marido ajuda o agricultor Antônio Almeida a construir sua nova palafita, 30 cm mais alta que a anterior, para fugir das cheias.

 

 

Conheça também o artista plástico Inacio Maciel é um amante das palafitas. Há anos coletando exemplos destas casas, produziu centenas de miniaturas e prepara uma grande exposição com suas maquetes.

 


Artigos relacionados

O Globo: ‘A arquitetura de agora valoriza o ambiente social’, diz Sérgio Magalhães

Sérgio Magalhães fala sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede do Congresso Mundial da UIA em 2020

Projeto “Volume Vivo” investiga a crise hídrica do estado de São Paulo

Preocupado com a pior crise hídrica que a cidade de São Paulo vive nos últimos 80 anos, o cineasta Caio Ferraz resolveu fazer uma série de mini documentários sobre o assunto para explicar as múltiplas causas da falta de água.

Jorge Wilheim no Roda Viva

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=eZtUnzG2dAU&w=832&h=h468]   Nascido em Trieste, na Itália, em 1928, descendente de húngaros, Jorge Wilheim migrou para o Brasil aos 22 anos. Formou-se pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Entre seus primeiros projetos estão Parque Anhembi, o Hospital Albert Einstein

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta