Vivendo sobre palafitas

Vivendo sobre palafitas

São sistemas construtivos de estacas de madeira utilizados em edificações em áreas alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. Encontradas em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico, como na Amazônia e áreas do Pantanal.

O video abaixo relata a história da família Salgado que morava em uma palafita à beira de um rio, mas sofreu com o desbarrancar das margens. O marido ajuda o agricultor Antônio Almeida a construir sua nova palafita, 30 cm mais alta que a anterior, para fugir das cheias.

 

 

Conheça também o artista plástico Inacio Maciel é um amante das palafitas. Há anos coletando exemplos destas casas, produziu centenas de miniaturas e prepara uma grande exposição com suas maquetes.

 


Artigos relacionados

Chamas na USP por José Armênio de Brito Cruz

O incêndio na FAU não é só fruto do descaso. A tentativa de destruição de um pensamento comprometido com o progresso aflora mais uma vez.

Oscar Niemeyer no Roda Viva

Niemeyer ficou mundialmente conhecido pela ousadia inovadora de sua arquitetura cheia de curvas. Os prédios que abrigam o Governo Federal brasileiro são apenas alguns exemplos de sua vasta produção.

FAU-USP mantém acervo online da Revista Acrópole (1934-1971)

A revista agora possui todo seu acervo digitalizado, online e gratuito.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta