Vivendo sobre palafitas

Vivendo sobre palafitas

São sistemas construtivos de estacas de madeira utilizados em edificações em áreas alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. Encontradas em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico, como na Amazônia e áreas do Pantanal.

O video abaixo relata a história da família Salgado que morava em uma palafita à beira de um rio, mas sofreu com o desbarrancar das margens. O marido ajuda o agricultor Antônio Almeida a construir sua nova palafita, 30 cm mais alta que a anterior, para fugir das cheias.

 

 

Conheça também o artista plástico Inacio Maciel é um amante das palafitas. Há anos coletando exemplos destas casas, produziu centenas de miniaturas e prepara uma grande exposição com suas maquetes.

 


Artigos relacionados

Julia Boaro, morador do Copan

O web-designer Julio Boaro escolheu morar num kitnet do Edificio Copan. Com mais de mil apartamentos, distribuídos por 32 andares, o prédio ícone da arquitetura paulistana possui uma galeria comercial em seu térreo, que para Julio funciona como a praça onde

Paulo Mendes da Rocha

Um dos expoentes da chamada escola paulista da arquitetura contemporânea brasileira, ele havia se formado arquiteto e urbanista numa das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo em 1954.

São Paulo vista pelo Departamento de Estado dos EUA (em inglês)

Documentário do Escritório de Assuntos Inter-Americanos dos Estados Unidos sobre a cidade de São Paulo em 1949.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta