Arquiteto de CUritiba finalista de prêmio internacional

Arquiteto de CUritiba finalista de prêmio internacional

Entre os três finalistas do prêmio Wheelwrigth 2020 da Faculdade de Design da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, está um brasileiro, o arquiteto curitibano Gustavo Utrabo.

O prêmio está em sua oitava edição e pretende incentivar arquitetos jovens de todo o mundo a produzir pesquisas relevantes e inovadoras, que se traduzam em projetos.

O trabalho de Utrabo investiga  afusão da natureza e da cultura através da matéria. Busca entender como a madeira, desde seu status natural e cru até seu uso final na arquitetura, pode ser usada como recurso primordial para compor uma manifestação cultural.

Ao todo 168 profissionais de 45 países diferentes estavam na disputa pelos cem mil dólares da láurea, suficientes para custear dois anos de pesquisa. O júri inclui arquitetos convidados, como a espanhola Anna Puigjaner, o inglês Tom Emerson e o belga Wonne Ickx e o vencedor será anunciado nos próximos dias.

Utrabo já tinha recebido uma das maiores honrarias do mundo, o RIBA International Prize em 2018, sendo apontado como o principal arquiteto em ascensão do mundo. Ele se formou em arquitetura e Urbanismo em 2010 pela Universidade Federal do Paraná e em 2014, especializou-se em História e Literatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Artigos relacionados

São Paulo ganhará Museu da Água em 2020

Em setembro de 2019, a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) anunciou, durante o 30º Encontro Técnico/Fenasan 2019, a criação do espaço na região do Ibirapuera. A estrutura contará a história do saneamento paulista, mas, também, um espaço para trazer

Aberta inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan desde 1987, chega a sua  33ª edição. A inscrição é aberta a todos os brasileiros que atuam na gestão, preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural do país.  O edital,

CAU/SP ganha sede própria em edifício histórico no centro da capital paulista

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo deu um importante passo em sua ainda jovem história: a aquisição de sua sede própria. Os conselheiros e conselheiras presentes, nesta quinta-feira, dia 05/12, na 3ª Reunião Plenária Extraordinária do CAU/SP,

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta