Arquiteturas: Paranapiacaba

Arquiteturas: Paranapiacaba

É quase uma viagem no tempo visitar a vila ferroviária de Paranapiacaba, no topo da Serra do Mar. O nome é de origem indígena, que significa “lugar onde se avista o mar”. A razão de sua existência é o apoio à linha da companhia inglesa São Paulo Railway, que ligava a cidade de São Paulo ao porto de Santos para o escoamento da produção de café. Esse tempo passou, a linha está obsoleta e desativada. No entanto, o estilo inglês ficou e agora atrai turistas, devido a sua arquitetura distinta.

Para conhecer melhor essa história, veja o episódio da série Arquiteturas sobre a vila ferroviária:


Artigos relacionados

Discurso de Artigas para os formandos de 1964

Paraninfo da turma de 1964, o arquiteto Vilanova Artigas teve de se exilar devido à ditadura

Parque Ibirapuera comemora 65 anos

O Parque Ibirapuera completa 65 desde sua inauguração. Em comemoração, ocorre no parque, a partir desta quarta-feira (21) até o domingo (25), uma programação especial gratuita, como atividades esportivas e shows de jazz.     Confira a programação completa: Quarta-feira,

6º SeNAU debate pesquisa e extensão no âmbito da Arquitetura e Urbanismo

Do dia 07 ao dia 09 de outubro, acontece em Salvador o 6º Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (SeNAU), com o tema “Projeto, Pesquisa e Extensão na Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Rumo à UIA2020Rio”.

Um comentário

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Deixe uma resposta