Câmara dos Deputados homenageia arquitetos e urbanistas

Câmara dos Deputados homenageia arquitetos e urbanistas

A Câmara dos Deputados realizou em 19 de dezembro, sessão solene comemorativa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (15 de dezembro), em reconhecimento à relevância das profissões em todo o país. A data tem um significado especial por corresponder ao natalício do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer.

 

Conselheiros Federais e presidentes dos CAU/UF posam junto com os Deputados Federais.

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania/DF foram os responsáveis pela proposição de comemoração. A solenidade também celebrou os 40 anos de  história da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA).

O deputado Edmilson Rodrigues abriu a cerimônia lendo mensagem do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. “A abrangência das atribuições dos arquitetos e urbanistas, com reflexo sobre a vida de grande parte de nossa população,  permite avaliar a complexidade e a função social da tarefa de regulamentação e fiscalização executada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, bem como pela Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas. Basta considerar dois dos maiores desafios com que hoje os profissionais dessas áreas se defrontam: o planejamento de nossas cidades, especialmente de nossas grandes cidades que cresceram de forma caótica e desordenada e sofrem todo tipo de problema de infraestrutura, e o crônico déficit habitacional brasileiro, que nega a considerável parcela da população o direito a condições dignas de moradia”.

Para Rodrigo Maia, “esses dois desafios ressaltam o papel desempenhado pelos arquitetos e urbanistas num momento em que as questões relativas a sustentabilidade preocupam o mundo inteiro. Sem conhecimento técnico e sua visão integrada dos problemas fazem destes participantes qualificados na busca de alternativas de desenvolvimento que minimizem riscos ambientais e humanos”.

Em seu pronunciamento Luciano Guimarães ressaltou que o CAU congrega hoje 179 mil profissionais e mais 26 mil empresas do setor. Mais de 63 por cento dos profissionais são mulheres, desproporcionalmente representadas em nossos plenários. “Por essa razão, quero ressaltar a criação em 2019, no âmbito do CAU/BR, de uma Comissão Temporária de Equidade de Gênero, em paralelo a uma série de ações dos CAU dos Estados e do Distrito Federal visando a construção coletiva da pauta das mulheres no âmbito do exercício da Arquitetura e Urbanismo”. Lembrou, por oportuno, que tramita na Câmara, por sugestão do CAU/BR, acolhida de imediato por 25 deputadas, de diferentes partidos, requerimento para criação de uma Comissão Geral na Câmara dos Deputados para debater sobre “Mulheres na Arquitetura e a Produção de Cidades Inclusiva”.

 

Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR,

 

E prosseguiu: “O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista enseja a renovação do compromisso social da categoria: colaborar com o planejamento e a gestão das nossas cidades e a melhoria da qualidade da moradia dos brasileiros mais carentes. O CAU coloca essa bandeira em prática por meio de atuação junto ao Congresso Nacional, ações como a luta pela efetiva implementação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social no país e campanhas publicitárias de valorização profissional”.

O slogan “Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos” adotado na campanha comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista de 2019 sintetiza bem o propósito citado por Luciano Guimarães. “Buscamos quebrar a falsa imagem de que o arquiteto e urbanista só projeta e constrói palácios. Mostramos que o arquiteto e urbanista, por ter o ser humano no centro de suas atenções, cria soluções acessíveis a todas as camadas da população. Mostramos isso com um exemplo real, o condomínio Moradas da Saúde, no centro do Rio de Janeiro, projeto do colega Demetre Anastassakis, lamentavelmente falecido em julho passado”.

 

Texto original CAU/BR. Leia na íntegra aqui.



Artigos relacionados

Carla Juaçaba projeta capela para o Vaticano na Bienal de Veneza 2018

  A arquiteta brasileira foi convidada a se juntar à seleção de profissionais responsáveis por projetar capelas que irão marcar a primeira participação do Vaticano na Bienal de Veneza de 2018. A 16ª. edição do evento acontece entre os dias

Anunciado vencedor do Festival de Ideias para a Paulista

O Festival de Ideias Paulista para Todos divulgou nesta quarta-feira, 5, o vencedor entre quatro propostas concorrentes de mobiliário urbano para a Avenida Paulista. A peça eleita pelo júri foi um banco criado pelo Königsberger Vannucchi, escritório responsável pelo retrofit

Abertas as inscrições para o 27º Congresso Mundial dos Arquitetos

Estão abertas as inscrições para 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), maior evento da arquitetura mundial, que será realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2020. Com o tema “Todos os

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta