Câmara lança aplicativo do Novo Plano Diretor de São Paulo

Câmara lança aplicativo do Novo Plano Diretor de São Paulo

A cidade de São Paulo agora tem um aplicativo para consultar o Novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que foi sancionado pela Prefeitura em 31 de julho de 2014, após debates e audiências públicas. A proposta é facilitar o acesso ao texto do PDE e é recomendado a arquitetos, urbanistas, gestores públicos e qualquer cidadão interessado na lei que orienta o desenvolvimento da cidade pelos próximos 16 anos.

O app é dividido em quatro eixos principais:

  • Sobre o PDE
  • Principais Pontos
  • PDE em Números
  • Texto da Lei

Com esse novo sistema o usuário tem sempre à mão o texto atualizado da lei do Plano Diretor Estratégico, seus principais pontos e o balanço numérico do processo de aprovação,  pelo celular. O aplicativo “Plano Diretor SP” é gratuito e está disponível para iOS e Android. Segundo a prefeitura, o aplicativo foi lançado no final do mês passado na Câmara Municipal da Cidade de São Paulo durante o evento “Glow – Parlamento Aberto” que apresenta experiências das câmaras legislativas pelo mundo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano mantém um site com infográficos para explicar tanto o Plano Diretor quanto a ordenação urbana decorrente dele.

Clique para download gratuito para Android e iOS.

Nós, do Arquitetura para Todos, consideramos excelente a inciativa do aplicativo, pois estabelece uma ponte para pessoas leigas lidarem com a linguagem legislativa. O texto é claro e explicativo. Entretanto, o sistema peca por falhas de navegação e de rolagem que atrapalham a experiência do usuário. Esperamos uma atualização para melhorar o uso.



Artigos relacionados

Especial Dia da Mulher: Elisabete França

Elisabete é arquiteta e urbanista nascida em Curitiba. Atualmente é diretora do Studio2E Ideias Urbanas e professora em cursos de graduação e especialização, em instituições como a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e o núcleo de estudos USPCidades. Entre 1993 e 2000, coordenou o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga, respondendo pela urbanização de mais de 100 favelas, entretanto, sua atuação recente mais conhecida aconteceu durante sua gestão como Superintendente da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, entre 2005 e 2012.

GIFs malucos animam obras de grandes arquitetos

O blog 1week1project publicou uma série de imagens GIFs que brincam com as formas e volumes de diversas obras de arquitetura.

São Paulo, Rio e Brasília possuem as maiores áreas urbanas do país, segundo IBGE

O CAU/BR analisou a publicação do IBGE – Áreas Urbanizadas do Brasil 2015 – que fornece um panorama do processo de urbanização do país. Confira:   O Governo Federal lançou em junho a publicação Áreas Urbanizadas do Brasil 2015, produzida pelo

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta