China inaugura primeiro transporte público rápido e elétrico sem motorista

China inaugura primeiro transporte público rápido e elétrico sem motorista

O primeiro “trem smart” do mundo sem trilhos e sem condutor inaugurou na China. O modelo é considerado um sistema ferroviário futurista e virou notícia no mundo inteiro.

Uma mistura de ônibus, metrô e bonde é o que aparenta o design do novo transporte. Mas, em eficiência, ele é muito melhor do que os ônibus e tem a vantagem de ter um custo menor do que um sistema de veículo sobre trilhos, por exemplo, onde é exigida toda uma infraestrutura.

Com velocidade máxima de 70 quilômetros por hora, o veículo possui 32 metros de comprimento e tem capacidade de transportar até 300 passageiros em seus três vagões. Sem trilhos, os caminhos são chamados de “pistas virtuais” e o modelo possui sensores para ler as dimensões da estrada. Após 10 minutos de carga, o trem pode viajar até 25 quilômetros.

A operação começou a ser testada na cidade de Zhuzhou, na província de Hunan, que possui quase quatro milhões de habitantes. O sistema ferroviário, chamado ART (Autonomous Rail Rapid Transit), foi desenvolvido pela CRRC Corporation Limited da China, um dos maiores fabricantes de trem do mundo.

 

 

Via Ciclovivo


Artigos relacionados

A soma será melhor por Sérgio Magalhães

A nova cidade precisará se somar à cidade existente ficando onde está. Ao invés de dispersar as construções, concentrar e manter a população.

Irmãos Roberto, o filme

Marcelo, Milton e Maurício são conhecidos no meio arquitetônico como Irmãos Roberto. Eles fazem parte da mesma geração responsável por popularizar o modernismo brasileiro. Os irmãos Roberto foram os responsáveis pelo prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro

São Paulo nas Alturas

Foi lançado na quarta-feira (16) o livro São Paulo nas Alturas, do jornalista Raul Juste Lores. Desde cedo observador. Quando criança, Raul já passeava pelas ruas de Santos com atenção, admirado pelos grandes edifícios e construções. Em 2015, quando chegou

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta