Corte

Corte

Como planta e fachada, o corte é uma representação da construção. Especificamente, o corte busca mostrar a dimensão vertical de uma  edificação. Como se fosse uma fatia, pode mostrar os andares, a altura, o pé-direito e outros detalhes que não são representados na planta baixa. Essa “fatia” pode ser no eixo transversal, mostrando as laterais do edifício ou longitudinal, da frente para os fundos. É possível haver ainda cortes com outra orientação, dependendo do formato estabelecido pelo arquiteto. A orientação e localização dos cortes devem estar indicados na planta, dessa forma é possível compreender as diferentes maneiras de se visualizar as estruturas e alturas internas da construção.



Artigos relacionados

Abertura

Abertura é o termo genérico que resume todo e qualquer rasgo na construção, seja para dar lugar a portas e janelas, seja para criar frestas ou vãos.

Arquitetura

O termo arquitetura vem do grego “arché”, que quer dizer “primeiro” ou “principal” e e “tékton”, que significa “construção”.

Caimento

Em arquitetura, designa a inclinação dos elementos construtivos e é geralmente utilizado em inclinações para telhados e pisos para permitir o escoamento da água para ralos ou coletores de água. Sua inclinação é expressa em graus ou porcentagem.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta