Dia Nacional do Patrimonio Histórico

Dia 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN), a ocasião é uma homenagem à data de nascimento do primeiro presidente do instituto, o advogado e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, importante protetor dos bens patrimoniais do país. 

O IPHAN usou as redes sociais para reunir seus seguidores em torno da relação entre patrimônio e turismo. A proposta é despertar a responsabilidade coletiva para a preservação do Patrimônio Cultural. O instituto promoveu um concurso de fotografia em que os participantes deveriam responder à pergunta “Qual Patrimônio Cultural de sua cidade você mostraria a um turista?” por meio de fotos que valorizem seu valor social, histórico ou artístico. As 36 fotos selecionadas estão disponíveis para votação na página oficial do IPHAN até o dia 16 de agosto.

Para comemorar a data, serão realizados alguns eventos ao redor do país. Confira:

 

Mato Grosso

O Museu de Arte Sacra do MT e Nova Acrópole realizam Café Filosófico sobre Arquitetura Sagrada. Com entrada franca, o evento que ocorre no Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17.08) busca valorizar o simbólico das igrejas pelo olhar da filosofia clássica. Incrições aqui.

 

Pernambuco

A 12ª Semana do Patrimônio Cultural traz o tema “Territórios Educativos e Culturais: diálogos possíveis”. Promovido pela Secretaria de Cultura e a Fundarpe. Confira aqui a programação.

 

São Paulo – SP

Casa de Dona Sebastiana de Sousa Queirós abrirá para visitação na Jornada do Patrimônio de São Paulo. O evento é gratuito. Para saber mais, clique aqui.

Ainda em SP, o Museu da Energia de Itu promove nesta quinta-feira uma noite musical com o evento “Caipiras Urbanos: a Viola Caipira”. Com entrada gratuita, haverá a apresentação da Orquestra de Violeiros Saltense e um chá da noite típico do século XIX, com o objetivo de rememorar o período em que o sobrado do Museu da Energia foi construído. Para mais informações, acesse: http://museudaenergia.org.br/

 

Brasília

Projeto ‘Brasília patrimônio vivo’ celebra o Dia do Patrimônio Histórico. Museu Vivo da História Candanga será palco do evento que ocorre na sexta-feira (16/8).

Fonte: CAU/BR



Artigos relacionados

Nova lei de licitações, piorando o que já é péssimo por Raquel Rolnik

Raquel Rolnik fala sobre as desvantagens da nova lei de licitações para o planejamento urbano.

Terceiro Prêmio Oscar Niemeyer

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Oscar Niemeyer para arquitetura latino americana. Uma comissão designada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), composta por arquitetos e urbanistas de várias regiões do país, será encarregada de selecionar, via edital,

Justiça suspende criação do Parque Augusta

Após o Ministério Público questionar a constitucionalidade de lei que cria o parque, alegando falta de estudos sobre impactos urbanísticos na cidade, a Justiça suspendeu em caráter provisório a lei municipal de São Paulo que cria o Parque Minhocão. O

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta