Exposição sobre arquiteto Rino Levi disponível online

Exposição sobre arquiteto Rino Levi disponível online

Aberta dia 29 de fevereiro – e temporariamente fechada pela pandemia, , a Ocupação Rino Levi conta também com um site com material exclusivo: fotos, textos e vídeos.

Paulista, descendente de italianos, Levi estudou arquitetura em Milão e Roma e foi um dos responsáveis pela transformação da arquitetura da cidade de São Paulo.

Ainda estudava em Roma quando enviou uma carta ao jornal O Estado de S. Paulo (publicada em 15 de outubro de 1925) sob o título “Arquitetura e estética das cidades” , que foi futuramente classificada como uma das primeiras manifestações em torno da arquitetura moderna no Brasil.

Depois de trabalhar numa empresa construtora, passou a atuar como arquiteto independente. Seu escritório projetou os primeiros prédios modernos, encomendados por clientes de origem italiana radicados em São Paulo. Entre eles, residências e pequenos edifícios. Fez vários projetos de cinemas, como o Cine Ipiranga e o Teatro Cultura Artística. Participou da criação do Instituto de Arquitetos do Brasi e da reestruturação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1947.

O Centro Cívico de Santo André, um complexo municipal, foi seu último projeto.

Rino Levi faleceu em 29 de setembro de 1965, acompanhando Burle Marx em uma expedição botânica no interior da Bahia, em Morro do Chapéu, mais especificamente no Morrão, ponto turístico que da o nome da cidade.

Clique aqui para conhecer o conteúdo da exposição.


Artigos relacionados

Casa da Arquitectura de Portugal apresenta entrevistas com arquitetos brasileiros

Está disponível no canal do Youtube a primeira de uma série de entrevistas realizadas com arquitetos brasileiros pela Casa da Arquitectura, destacando Marcelo Ferraz. O link é este: https://www.youtube.com/watch?v=tvlQP9awmos Outros depoimentos já programados:  Álvaro Puntoni, Ângelo Bucci, Carlos Alberto Maciel,

Exportação da Arquitetura é tema de reunião entre CAU/BR, CAU/SP e Itamaraty

Arquitetos e urbanistas brasileiros vêm se destacando cada vez mais no cenário internacional. Com o objetivo de transformar esse reconhecimento em uma maior participação do país no mercado exterior, CAU/BR e CAU/SP promoveram uma reunião com o Ministério das Relações

Rosewood anuncia sua primeira propriedade na América do Sul

A Rosewood São Paulo, com inauguração prevista para 2021, estará localizada em um edifício histórico de 1904 que fica no centro da Cidade Matarazzo, um complexo de elegantes edifícios preservados que foram construídos no início do século XX.    

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta