Exposição sobre arquiteto Rino Levi disponível online

by Portal Arquitetura | 3 de abril de 2020 11:37

Aberta dia 29 de fevereiro – e temporariamente fechada pela pandemia, , a Ocupação Rino Levi conta também com um site com material exclusivo: fotos, textos e vídeos.

Paulista, descendente de italianos, Levi estudou arquitetura em Milão e Roma e foi um dos responsáveis pela transformação da arquitetura da cidade de São Paulo.

Ainda estudava em Roma quando enviou uma carta ao jornal O Estado de S. Paulo (publicada em 15 de outubro de 1925) sob o título “Arquitetura e estética das cidades” , que foi futuramente classificada como uma das primeiras manifestações em torno da arquitetura moderna no Brasil.

Depois de trabalhar numa empresa construtora, passou a atuar como arquiteto independente. Seu escritório projetou os primeiros prédios modernos, encomendados por clientes de origem italiana radicados em São Paulo. Entre eles, residências e pequenos edifícios. Fez vários projetos de cinemas, como o Cine Ipiranga e o Teatro Cultura Artística. Participou da criação do Instituto de Arquitetos do Brasi e da reestruturação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1947.

O Centro Cívico de Santo André, um complexo municipal, foi seu último projeto.

Rino Levi faleceu em 29 de setembro de 1965, acompanhando Burle Marx em uma expedição botânica no interior da Bahia, em Morro do Chapéu, mais especificamente no Morrão, ponto turístico que da o nome da cidade.

Clique aqui para conhecer o conteúdo da exposição[1].

Endnotes:
  1. Clique aqui para conhecer o conteúdo da exposição: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/rino-levi/

Source URL: https://arquiteturaurbanismotodos.org.br/exposicao-sobre-arquiteto-rino-levi-disponivel-online/