FAU USP disponibiliza acervo gratuito de projetos arquitetônicos

FAU USP disponibiliza acervo gratuito de projetos arquitetônicos

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo  desenvolveu no ano de 2019 um acervo, baseado na plataforma Omeka – que segue o padrão Dublin Core de metadados-, com o intuito de aglutinar as produções gráficas e audiovisuais da FAU com as coleções oriundas de escritórios de arquitetura e design distribuídos entre projetos, fotografias, cartazes, maquetes e diferentes tipos de documentos.

Na página inicial da plataforma estão dispostos os periódicos em destaque. O resto das informações foram distribuídas nas seguintes abas: 

  • Coleções: pesquisa pelas mais de 40 coleções originadas de arquitetos e escritórios/ e ou pelas produções gráficas e de audiovisual da FAU – sejam em formato físico ou digital;
  • Tipos de materiais: pesquisa pelos diversos tipos de materiais disponíveis nas Seções Técnicas;
  • Itens:  Lista todos os registros em ordem de cadastramento, possibilitando uma visão da diversidade do banco de dados. Há ainda a opção de busca avançada onde é possível realizar pesquisas nos itens cadastrados por campos específicos e utilizando operadores booleanos.
  • Sobre: orientações sobre os diferentes tipos de busca e características técnicas do banco de dados;
  • Contato: e-mails, telefones e orientações para o acesso aos materiais físicos;
  • Expediente: menção a todos que tornaram concreto esse projeto

 

A entrega da primeira etapa do projeto – uma pequena amostra do potencial desse novo banco de dados -, foi concluída por meio de uma força tarefa envolvendo a atual direção, servidores técnicos administrativos e docentes.

 

Conjunto Nacional. Projeto de David Libeskind. Material do acervo da Biblioteca da FAUUSP

 

Segundo a bibliotecária Gisele Ferreira de Brito, responsável pelo Acervos, novos itens serão incluídos à medida em que forem catalogados. É difícil prever a disponibilização total do material na plataforma, mas a ideia é que grande quantidade seja incluída a partir de abril.

 

Residência Joseph Khalil Skaf (1958). Projeto de David Libeskind disponibilizado no acervo da Biblioteca da FAUUSP.

 

Conheça o Acervos FAUUSP

 



Artigos relacionados

Arquitetura inclusiva

O conceito de Desenho Universal compreende projetos arquitetônicos, design de produtos e embalagens e como são oferecidos serviços para toda a população, incluindo pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e idosos. “A edificação tem de atender a todos, independentemente

Empresa alemã é a primeira a desenvolver elevador sem cabos

A empresa ThyssenKrupp conseguiu desenvolver uma tecnologia que permite a mobilidade do elevador Multi  na horizontal e na vertical, sem a necessidade de cabos. O projeto foi inspirado nas invenções de “Willy Wonka”, do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Cidades para pessoas: 5 lições de Copenhague para São Paulo

A capital da Dinamarca era muito parecida com a São Paulo dos anos 50. O que mudou?

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta