Maquete

Maquete

A maquete é uma representação em miniatura das dimensões externas de uma construção. O termo vem do francês e foi cunhado por escultores para designar a elaboração de peças preliminares em gesso.

Arquitetos e urbanistas utilizam maquetes, modelos, simulacros e protótipo como representações tridimensionais reais, em escala exata ou aproximada, das edificações e dos espaços e normalmente assim expressam suas funções, objetivos, materiais e, acabamentos.

O maior aeroporto em miniatura do mundo está em Hamburgo e representa o Aeroporto Knuffingen. A maquete que ocupa uma área de 150 metros quadrados e possui aproximadamente 40 miniaturas de aviões diferentes que decolam e pousam de verdade demorou seis anos para ficar pronto e custou 3,5 milhões de euros.

 



Artigos relacionados

Acabamento

A fase de acabamento numa obra residencial é uma das mais caras, dependendo da escolha dos materiais utilizados. A oferta de materiais de acabamento é crescente e um bom projeto pode significar uma grande economia nesse aspecto.

Argamassa armada

A argamassa armada pode ser definida como um micro concreto armado, resultante da associação de argamassa (cimento/areia/água), com uma armadura de aço constituída por fios de pequeno diâmetro e pouco espaçados entre si (telas soldada).

Urbanismo

Cada cidade é única. Mas toda cidade é uma promessa de um estilo de vida, para quem vive nela. O campo de estudo dedicado a entender o impacto social que nossas intervenções causam no ambiente da cidade, para torná-la melhor e mais eficiente é o urbanismo.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta