Maquete

Maquete

A maquete é uma representação em miniatura das dimensões externas de uma construção. O termo vem do francês e foi cunhado por escultores para designar a elaboração de peças preliminares em gesso.

Arquitetos e urbanistas utilizam maquetes, modelos, simulacros e protótipo como representações tridimensionais reais, em escala exata ou aproximada, das edificações e dos espaços e normalmente assim expressam suas funções, objetivos, materiais e, acabamentos.

O maior aeroporto em miniatura do mundo está em Hamburgo e representa o Aeroporto Knuffingen. A maquete que ocupa uma área de 150 metros quadrados e possui aproximadamente 40 miniaturas de aviões diferentes que decolam e pousam de verdade demorou seis anos para ficar pronto e custou 3,5 milhões de euros.

 



Artigos relacionados

Projeto

Se a construção for considerada o corpo de uma edificação, o projeto será sua alma. E por isso é tão fundamental para que tudo corra bem até a entrega do edifício. É no projeto que um arquiteto articula propostas e soluções para uma obra.

Paisagismo

Paisagismo é muito mais que um belo jardim. Os arquitetos paisagistas partem do princípio de que a paisagem é um elemento a ser construído, tanto quanto os edifícios e o ambiente urbano.

Caimento

Em arquitetura, designa a inclinação dos elementos construtivos e é geralmente utilizado em inclinações para telhados e pisos para permitir o escoamento da água para ralos ou coletores de água. Sua inclinação é expressa em graus ou porcentagem.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta