MASP celebra 50 anos com série de palestras gratuitas

Um dos edifícios mais conhecidos da Avenida Paulista, construído pela arquiteta Lina Bo Bardi, celebra os 50 anos com série de palestras gratuitas.O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, em parceria com  a empresa Goodyear Brasil, promovem o seminário O MASP de Lina: 50 anos do edifício na Avenida Paulista .

O evento, que consiste em uma série de palestras de arquitetos, historiadores e curadores nacionais e estrangeiros, acontecerá no dia 05 de novembro. O objetivo dos profissionais é explorar o caráter coletivo e a fruição pública que definem a arquitetura do MASP, expressando o posicionamento de Lina diante de questões socioculturais e o papel da arquitetura nesse debate.

O Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand (1892-1965), foi dirigido pelo marechal italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) e teve o projeto arquitetônico e expográfico desenvolvido por Lina Bo Bardi. Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na Avenida Paulista.

 

PROGRAMAÇÃO

 

10h

Introdução

 

10h10-12h

Marina Grinover | O projeto do MASP: tradução de um ideário de arquitetura e de cidade

Eduardo Rosetti | MASP: o Museu na trajetória de Lina Bo Bardi

Zeuler R. Lima | Reinventando o vazio

Silvio Oksman | Um olhar contemporâneo para o edifício do MASP

 

12h15-13h15

Conversa com Lucia Guanaes, Luiza Baldan e Nair Benedicto

 

14h30-16h

Conversa com Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki e Roberto Rochlitz

 

16h30-18h30

Guilherme Wisnik | Museus sem aura

Barry Bergdoll | O museu na cidade: de templo a catalisador

Olivia de Oliveira | MASP 1968

 

INSCRIÇÕES

Os ingressos podem ser retirados duas horas antes do início do seminário, na bilheteria do museu. Para receber o certificado, é necessário o cadastro de e-mail, nome completo e a apresentação de um documento oficial no dia do evento. O certificado será enviado posteriormente para o e-mail cadastrado.

 

Fonte/Foto: Archdaily e MASP.

 



Artigos relacionados

Conpresp aprova tombamento do Complexo do Carandiru e de prédios, piscinas e estádio da USP

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) aprovou o tombamento do Complexo do Carandiru, na Zona Norte, e de um conjunto de imóveis da Universidade de São Paulo, na Zona Oeste.

Cem anos de Bauhaus

A Escola de Bauhaus foi criada a partir da migração de artistas e ideias, se desenvolveu em constante interação com vários grupos de arquitetos, planejadores urbanos, cientistas e designers. Henry van de Velde teve um papel significante na trajetória de

Sede da Fundação Norman Foster é inaugurada em Madri

A inauguração, que aconteceu no dia 1 de junho, foi marcada pelo Fórum Future is Now e contou com participantes de destaque no mundo da arquitetura e urbanismo, como Alejandro Aravena, ganhador do Prêmio Pritzker em 2016. A sede foi

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta