Museu do Ipiranga: obras de restauração começam em setembro

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou no dia 17 de maio, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, que as obras serão iniciadas em setembro deste ano. “Hoje celebramos o maior volume de incentivo já feito na história da cultura brasileira”, destacou o governador.

Novos patrocinadores viabilizaram cerca de R$160 milhões para reforma do edifício-monumento do Museu. São eles: Banco do Brasil, Banco Safra, Bradesco, Caixa, Caterpillar, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Cosan, EMS, Honda, Vale; além de EDP, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Instituto Itaú Cultural – empresas que já haviam firmado o compromisso com a revitalização e modernização do espaço.

 

Área externa do edifício-monumento: proposta do projeto arquitetônico

 

De acordo com o governador, esses recursos complementares serão destinados para recuperação dos jardins, das fontes e do Monumento do Parque da Independência, no entorno do museu, além da modernização dos sistemas de iluminação e de segurança do edifício-monumento. A Sabesp também se comprometeu a recuperar o Córrego do Ipiranga.

A administração estadual informou, ainda, que, em breve, será anunciado o aporte de outras cinco empresas para a recuperação do museu, o que levará à captação de R$ 190 milhões.

 

Fontes: Jornal USP; AECWeb

 



Artigos relacionados

Museu de Arte Moderna disponibiliza para download “Brazil Builds”

Em 13 de janeiro de 1943, cidadãos de Nova Iorque – e, de modo geral, arquitetos de todo o mundo – puderam conhecer a arquitetura brasileira. Brazil builds : architecture new and old, 1652-1942 foi a exposição realizada pelo MoMA

Dia do Arquiteto e Urbanista: 15 de dezembro

Nesta segunda, dia 15 de dezembro, é comemorado o dia nacional do Arquiteto e Urbanista. O CAU/BR lançou uma campanha institucional para valorização do profissional e importância da categoria para o país.

Anunciados os vencedores do 5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel

A exposição com as obras vencedoras fica aberta até o dia 23 de setembro. Os 13 projetos finalistas – selecionados entre os 244 inscritos, provenientes de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal – fazem parte da exposição no Instituto Tomie

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta