ONU promove no Rio fórum mundial de arquitetura e urbanismo

Evento, que acontecerá em outubro, reunirá o japonês Shigeru Ban (vencedor do prêmio Pritzker de 2017), o brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006 e Leão de Ouro em Veneza de 2015), o curador chinês Aric Chen, o espanhol e presidente da fundação Design For All, Francesc Aragall, e a urbanista brasileira Regina Cohen, que falará sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Foto: ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais firmaram uma parceria para promover no Brasil os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Entre as atividades previstas pela cooperação, está a realização em outubro, no Rio de Janeiro, de um fórum global sobre arquitetura e urbanismo.

A cerimônia para formalizar a aliança das duas instituições teve a participação do diretor regional da América Latina e Caribe do ONU-HABITAT, Elkin Velasquez, e do presidente do Instituto Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Entre os dias 17 e 21 de outubro, o Fórum Mundial Niemeyer reunirá na Casa França-Brasil pesquisadores, gestores e designers de diferentes continentes, incluindo dois vencedores do Prêmio Pritzker, o “Nobel” da Arquitetura. Entre os participantes já confirmados, estão o japonês Shigeru Ban (Pritzker 2017); o brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Pritzker 2006 e Leão de Ouro em Veneza de 2015); o curador chinês Aric Chen; o espanhol e presidente da fundação Design For All, Francesc Aragall; e a urbanista brasileira Regina Cohen, que falará sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, entre outros especialistas.

Para debater os desafios dos centros urbanos contemporâneos, a primeira edição do evento terá como tema As paisagens da cidade e suas dinâmicas. Encontro será realizado em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

A cooperação entre o ONU-HABITAT e o Instituto Niemeyer busca divulgar, conscientizar e implementar a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente o ODS 11, “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

 

Via ONU 


Artigos relacionados

André Corrêa do Lago é o primeiro brasileiro a integrar o júri do Pritzker

Esta é a primeira vez que um brasileiro é convidado a fazer parte da equipe de júri do Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura. A decisão foi anunciada no sábado, 20 de maio, durante a entrega do prêmio aos integrantes

Abram vai assumir reconstrução do Museu Nacional,

Com a criação da Agência Brasileira de Museus (Abram), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deixará o papel central na reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Na Medida Provisória (MP) que cria a agência, a responsabilidade

Al Jazeera: Arquitetura Rebelde

Em agosto deste ano a rede de TV Al Jazeera lançou uma série de seis reportagens chamada Arquitetura Rebelde (Rebel Architecture, tradução livre). O objetivo é mostrar alguns arquitetos que usam sua profissão como forma de resistência e questionamento.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta