Pela 1ª vez, escritório de arquitetura brasileiro recebe o Prêmio Internacional Dedalo Minosse

Pela 1ª vez, escritório de arquitetura brasileiro recebe o Prêmio Internacional Dedalo Minosse

O Atelier Branco Arquitetura, liderado pelos arquitetos Matteo Arnone e Pep Pons, foi o primeiro escritório brasileiro de arquitetura a ganhar o prêmio. O projeto “Casa Biblioteca” foi o responsável pelo feito.

Localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo, a Casa foi construída em uma encosta íngreme, exposta ao norte e rodeada por uma densa faixa de mata atlântica. 

 Devido aos atributos topográficos do terreno, o projeto segue um raciocínio ‘seccional’ distintivo, de tal forma que a disposição espacial e funcional do projeto é quase inteiramente articulada na relação entre duas linhas de borda”, explicou Pep em entrevista para o portal Galeria da Arquitetura. “Uma delas é a linha do solo que forma amplos patamares horizontais, próprios para habitação, e a outra a do telhado, que cria um ponto de referência entre a topografia e o céu claro da região”.

No pavimento térreo está a sala completamente envidraçada e ao centro está o estúdio do cliente. Os dormitórios estão localizados no terraço mais alto do projeto, de 2,35 metros de pé-direito. As áreas de estar e de jantar ficam mais afastadas da entrada da casa, com vista para a vegetação ao redor.

Após sua conclusão, a Casa chegou a ser pauta de diversas revistas e portais nacionais e internacionais. Hoje recebe maior reconhecimento com o Prêmio Internacional Dedalo Minosse, cujo objetivo é enfatizar a relação entre o arquiteto e cliente.

O Prêmio, fundado em 1997, é bienal e está atualmente em sua décima primeira edição. Sua proposta é observar o resultado final, analisando e concentrando-se no processo do projeto e do plano construtivo e dando uma atenção especial às pessoas que determinam o sucesso do trabalho: o arquiteto e o cliente, apoiados pelos executores do projeto (o empresas de construção civil) e administrações públicas.

 

Fonte: Dedalo Minosse; Galeria da Arquitetura



Artigos relacionados

Prêmio Mulheres na Arquitetura 2019

Foi liberada a lista de arquitetas nomeadas para o prêmio Arquiteta do Ano e o Prêmio Moira Gemmill por Arquitetura Emergente. A lista contempla arquitetas da Suíça, Espanha, Irlanda, França, dos Países Baixos e da China, que trabalham em projetos

Filme sobre Lina Bo Bardi estreia em Londres

As atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres interpretam Lina Bo Bardi em diferentes fases de sua vida. A trajetória da arquiteta é retratada na vídeo-instalação “A marvellous entanglement”, concebida e dirigida pelo artista britânico Isaac Julien.     O projeto,

Curadores da XII Bienal de Arquitetura de São Paulo são premiados com fundos da Graham Foundation

A equipe de curadores da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, composta pelos arquitetos Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes e Ciro Miguel, foi nomeada uma das vencedoras dos concorridos Grants to Individuals (Subsídios a indivíduos) de 2019 da prestigiosa

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta