Pela 1ª vez, escritório de arquitetura brasileiro recebe o Prêmio Internacional Dedalo Minosse

Pela 1ª vez, escritório de arquitetura brasileiro recebe o Prêmio Internacional Dedalo Minosse

O Atelier Branco Arquitetura, liderado pelos arquitetos Matteo Arnone e Pep Pons, foi o primeiro escritório brasileiro de arquitetura a ganhar o prêmio. O projeto “Casa Biblioteca” foi o responsável pelo feito.

Localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo, a Casa foi construída em uma encosta íngreme, exposta ao norte e rodeada por uma densa faixa de mata atlântica. 

 Devido aos atributos topográficos do terreno, o projeto segue um raciocínio ‘seccional’ distintivo, de tal forma que a disposição espacial e funcional do projeto é quase inteiramente articulada na relação entre duas linhas de borda”, explicou Pep em entrevista para o portal Galeria da Arquitetura. “Uma delas é a linha do solo que forma amplos patamares horizontais, próprios para habitação, e a outra a do telhado, que cria um ponto de referência entre a topografia e o céu claro da região”.

No pavimento térreo está a sala completamente envidraçada e ao centro está o estúdio do cliente. Os dormitórios estão localizados no terraço mais alto do projeto, de 2,35 metros de pé-direito. As áreas de estar e de jantar ficam mais afastadas da entrada da casa, com vista para a vegetação ao redor.

Após sua conclusão, a Casa chegou a ser pauta de diversas revistas e portais nacionais e internacionais. Hoje recebe maior reconhecimento com o Prêmio Internacional Dedalo Minosse, cujo objetivo é enfatizar a relação entre o arquiteto e cliente.

O Prêmio, fundado em 1997, é bienal e está atualmente em sua décima primeira edição. Sua proposta é observar o resultado final, analisando e concentrando-se no processo do projeto e do plano construtivo e dando uma atenção especial às pessoas que determinam o sucesso do trabalho: o arquiteto e o cliente, apoiados pelos executores do projeto (o empresas de construção civil) e administrações públicas.

 

Fonte: Dedalo Minosse; Galeria da Arquitetura



Artigos relacionados

Aberta inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan desde 1987, chega a sua  33ª edição. A inscrição é aberta a todos os brasileiros que atuam na gestão, preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural do país.  O edital,

Seminário Internacional debate a valorização das mulheres arquitetas e urbanistas

Nos dias 09 e 10 de março, o CAU/SP realizará o Seminário Internacional: O Perfil e a Valorização das Mulheres na Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) do Mackenzie, em São Paulo. O evento é promovido pela Comissão

Bicicletas ainda carecem de estímulo e proteção

Circulam pelo país cerca de 50 milhões de bicicletas contra 41 milhões de carros, de acordo com um estudo do IPEA. Apesar de estar em vantagem numérica, o transporte de duas rodas carece ainda de ciclovias ou ciclofaixas nas cidades

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta