Pela 1ª vez, escritório de arquitetura brasileiro recebe o Prêmio Internacional Dedalo Minosse

Pela 1ª vez, escritório de arquitetura brasileiro recebe o Prêmio Internacional Dedalo Minosse

O Atelier Branco Arquitetura, liderado pelos arquitetos Matteo Arnone e Pep Pons, foi o primeiro escritório brasileiro de arquitetura a ganhar o prêmio. O projeto “Casa Biblioteca” foi o responsável pelo feito.

Localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo, a Casa foi construída em uma encosta íngreme, exposta ao norte e rodeada por uma densa faixa de mata atlântica. 

 Devido aos atributos topográficos do terreno, o projeto segue um raciocínio ‘seccional’ distintivo, de tal forma que a disposição espacial e funcional do projeto é quase inteiramente articulada na relação entre duas linhas de borda”, explicou Pep em entrevista para o portal Galeria da Arquitetura. “Uma delas é a linha do solo que forma amplos patamares horizontais, próprios para habitação, e a outra a do telhado, que cria um ponto de referência entre a topografia e o céu claro da região”.

No pavimento térreo está a sala completamente envidraçada e ao centro está o estúdio do cliente. Os dormitórios estão localizados no terraço mais alto do projeto, de 2,35 metros de pé-direito. As áreas de estar e de jantar ficam mais afastadas da entrada da casa, com vista para a vegetação ao redor.

Após sua conclusão, a Casa chegou a ser pauta de diversas revistas e portais nacionais e internacionais. Hoje recebe maior reconhecimento com o Prêmio Internacional Dedalo Minosse, cujo objetivo é enfatizar a relação entre o arquiteto e cliente.

O Prêmio, fundado em 1997, é bienal e está atualmente em sua décima primeira edição. Sua proposta é observar o resultado final, analisando e concentrando-se no processo do projeto e do plano construtivo e dando uma atenção especial às pessoas que determinam o sucesso do trabalho: o arquiteto e o cliente, apoiados pelos executores do projeto (o empresas de construção civil) e administrações públicas.

 

Fonte: Dedalo Minosse; Galeria da Arquitetura



Artigos relacionados

Rosewood anuncia sua primeira propriedade na América do Sul

A Rosewood São Paulo, com inauguração prevista para 2021, estará localizada em um edifício histórico de 1904 que fica no centro da Cidade Matarazzo, um complexo de elegantes edifícios preservados que foram construídos no início do século XX.    

Prática profissional e o reconhecimento da produção feminina na arquitetura e urbanismo

No dia 02 de março, na semana em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, será realizada a palestra  “A prática profissional e o reconhecimento da produção feminina na arquitetura e urbanismo”, que abordará a inserção feminina na arquitetura

SESC Birigui ganha prêmio de obra do ano 2020

O projeto do SESC Birigui, do escritório Teuba Arquitetura e Urbanismo levou o primeiro prêmio no concurso Archdaily de obra do ano 2020. Em segundo lugar ficou o Centro de Interpretação do Românico, projetado pelos portugueses do spaceworkers. A terceira

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta