Destaques

Projeto

Projeto

Se a construção for considerada o corpo de uma edificação, o projeto será sua alma. E por isso é tão fundamental para que tudo corra bem até a entrega do edifício. É no projeto que um arquiteto articula propostas e soluções para uma obra.

 O projeto é muito mais do que apenas o desenho e sua planta. Inclui o levantamento de dados e informações preliminares para saber o que é possível (e o que não é possível) de ser construído naquele espaço. Após essa interpretação, o arquiteto elabora um conceito. É nesse estágio que a imaginação e senso estético moldam as intenções do arquiteto.

Após avaliar desenhos e croquis, o arquiteto realiza um processo em que todos os elementos relevantes são submetidos a um rigoroso juízo crítico.

Todo projeto começa com um levantamento de dados e com o briefing do cliente. No seu desenvolvimento, o profissional deve realizar estudos preliminares, até chegar ao anteprojeto, que devidamente aprovado pelo cliente, resulta em um projeto legal e no projeto executivo, que demanda a colaboração de outros profissionais, idealmente coordenados pelo arquiteto ou pelo escritório de arquitetura responsável.



Artigos relacionados

Curva de nível

Linha traçada nas plantas para indicar o relevo do terreno. Normalmente chamada de “curva”, por resultar do estudo das altitudes de um terreno, costuma ser a representação das alterações metro a metro, ou a cada cinco metros,  conforme a precisão

Caimento

Em arquitetura, designa a inclinação dos elementos construtivos e é geralmente utilizado em inclinações para telhados e pisos para permitir o escoamento da água para ralos ou coletores de água. Sua inclinação é expressa em graus ou porcentagem.

Concreto armado

O concreto armado abriu novos precedentes para a arquitetura brasileira. A união de resistência à tração e compressão permitiu projetos mais ousados no aspecto formal.