Ruy Ohtake no programa Provocações

O paulistano Ruy Ohtake (1938) tem mais de 300 projetos realizados. Arquiteto e design de móveis, formou-se na FAU-USP em 1960. É autor das sedes dos hotéis Unique e Renaissance, do Parque Ecológico do Tietê, do sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes e da sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube. Também realizou projetos nas favelas de Heliópolis e a adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ou Morumbi para a Copa do Mundo.
Em Brasília, assina o Royal Tulip Alvorada, o Estádio do Gama e o Brasília Shopping. No exterior, é responsável pela Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e pelo museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.
Primogênito da artista plástica Tomie Ohtake e do agrônomo Alberto Ohtake (falecido em 1961), Ruy tem seis residências de sua fase brutalista tombadas pelo patrimônio histórico.
Assista à entrevista que ele concedeu ao programa Provocações, da TV Cultura:
Relacionado
Artigos relacionados
Rosa Artigas: Entre a preservação do patrimônio urbano e o IPTU da cidade de São Paulo
Artigo da historiadora Rosa Artigas sobre a difícil situação de preservar as obras do pai e pagar altos impostos à Prefeitura.
O Caminho do Pedregulho por Paula Cesarino Costa
50 anos da morte de Reidy e suas obras ainda têm muito a nos ensinar.
Belo Horizonte vista pelo Departamento de Estado dos EUA (completo, em inglês)
Documentário produzido pelo Departamento de Estado norte americano (US Office of Inter-american Affairs) sobre a capital mineira, Belo Horizonte, em 1949.
Deixe uma resposta