SESC Birigui ganha prêmio de obra do ano 2020

by Portal Arquitetura | 2 de abril de 2020 21:19

O projeto do SESC Birigui[1], do escritório Teuba Arquitetura e Urbanismo levou o primeiro prêmio no concurso Archdaily de obra do ano 2020. Em segundo lugar ficou o Centro de Interpretação do Românico[2], projetado pelos portugueses do spaceworkers. A terceira posição ficou com a Beacon School[3], um projeto desenvolvido conjuntamente por Andrade Morettin Arquitetos e GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados.

As autoras do Sesc Birigui, Christina Castro Mello e Rita Vaz definiram assim a concepção do edifício: “A proposta arquitetônica buscou a inserção na trama urbana da cidade, não apenas por sua volumetria, mas também pelo respeito ao curso d’água  que cruza o terreno, neste trecho, canalizado. Locamos a quadra poliesportiva descoberta, sobre o trecho canalizado, delimitando esta área por duas passarelas que cruzam e marcam o “vale” do córrego como um grande vazio. Esta proposição arquitetônica pretende sugerir que no futuro todas as margens do córrego possam ser recuperadas criando um parque linear com jardins”.

O edifício de 2017, tem 7.418 metros quadrados de área construída Teuba Arquitetura e Urbanismo

Endnotes:
  1. SESC Birigui: https://www.archdaily.com.br/br/925058/sesc-birigui-teuba-arquitetura-e-urbanismo
  2. Centro de Interpretação do Românico: https://www.archdaily.com.br/br/928754/centro-de-interpretacao-do-romanico-spaceworkers
  3. Beacon School: https://www.archdaily.com.br/br/914018/beacon-school-andrade-morettin-arquitetos

Source URL: https://arquiteturaurbanismotodos.org.br/sesc-birigui-ganha-premio-de-obra-do-ano-2020/