Vivendo sobre palafitas

Vivendo sobre palafitas

São sistemas construtivos de estacas de madeira utilizados em edificações em áreas alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. Encontradas em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico, como na Amazônia e áreas do Pantanal.

O video abaixo relata a história da família Salgado que morava em uma palafita à beira de um rio, mas sofreu com o desbarrancar das margens. O marido ajuda o agricultor Antônio Almeida a construir sua nova palafita, 30 cm mais alta que a anterior, para fugir das cheias.

 

 

Conheça também o artista plástico Inacio Maciel é um amante das palafitas. Há anos coletando exemplos destas casas, produziu centenas de miniaturas e prepara uma grande exposição com suas maquetes.

 


Artigos relacionados

Arquitetura Sustentável: 6 vistas aéreas que mostram como nossas cidades são desiguais

Esta é a vista aérea de um condomínio de luxo e de uma favela, na Cidade do México. Em muitas metrópoles é possível observar, escancaradamente, construções de luxo próximas às favelas, onde as condições de vida muitas vezes beiram o miserável.

Casa Enxaimel: Dalmo Vieira Filho

O arquiteto Dalmo Vieira Filho fala sobre a casa rural do colono alemão em Santa Catarina, suas características importadas da Europa e transpostas para a realidade brasileira, as técnicas construtivas e o esforço do IPHAN na preservação dos imóveis remanescentes.

Jacobsen Arquitetura e suas parcerias

Nasceu em 1954 no Rio de Janeiro, graduando-se em 1975, pela Universidade Bennett. Estagiou com o arquiteto Índio da Costa durante dois anos e posteriormente com o urbanista e paisagista Fernando Chacel. Em 1975, viajou para Londres por um período

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta